Blog

6 Bons motivos para terceirizar a manutenção industrial

motivos-para-terceirizar-manutenção-industrial

Existem, sem dúvida, muitos benefícios de um bom programa de manutenção preventiva. Porém é difícil para empresas abandonar a prática tradicional de manutenção reativa. Neste contexto, terceirizar o processo de manutenção para uma empresa especializada é uma solução com ótimo custo benefício. Desde pequenas indústrias até multinacionais com fábricas em vários países, terceirizar a manutenção industrial aumenta a competitividade.
Para entender melhor como isso funciona, vamos conhecer as 6 grandes áreas onde uma empresa parceira de manutenção pode ajudar a reduzir custos e otimizar os processos da fábrica.

 

1 – Suporte especializado

Pessoas especializadas em máquinas industriais podem analisar as tarefas executadas por cada máquina e recomendar melhorias como:

  • Estratégias para redução do ciclo de execução da tarefa;
  • Utilizar ferramentas apropriadas para cada máquina;
  • Utilizar estruturas de fixação que não reduzam a performance da máquina.

Além disso, um especialista também pode configurar e colocar as máquinas de prontidão mais rápido e com menos chances de erro. Empresas especializadas contam em seus quadros com profissionais especialistas e com experiência nos mais diversos tipos de máquinas industriais.

 

2 – Treinamentos

Conhecimento é fundamental para garantir o funcionamento eficiente das máquinas de uma planta industrial. Garantir que o pessoal de manutenção seja treinado nas técnicas e práticas mais atuais de manutenção é um fator crítico para o funcionamento adequado da fábrica.

Terceirizando serviços de manutenção, os treinamentos podem ser feitos de forma individualizada e de forma on-line para reduzir custos. Empresas especializadas em manutenção possuem pessoal qualificado para ministrar treinamentos e acompanham de perto as inovações da área. Além disso, os próprios profissionais da empresa parceira são treinados e capacitados para as atividades de manutenção.

 

3 – Suporte de serviços

Quando uma máquina para, imediatamente ela deixa de produzir valor e passa a gerar despesas para a fábrica. É fundamental fazer com que esse tempo de inatividade seja o menor possível.

Empresas especializadas em manutenção podem ter times dedicados na fábrica para diagnosticar o problema. Mas há casos em que manter um time local é muito caro. Assim, existe também a opção de ter equipes remotas que prestam assistência via chamadas de vídeo e voz para resolver o problema de forma rápida. Sempre que uma máquina fica fora de serviço, a equipe de prontidão está a postos para diagnosticar e colocar o equipamento de volta em funcionamento.

 

4 – Manutenção preventiva

Terceirizar a manutenção é ter uma empresa parceira com experiência em diferentes tipos de máquinas. Essa empresa conhecerá de antemão os problemas mais comuns. Isso possibilita que as peças sobressalentes corretas sejam compradas com antecedência e também garante que o cronograma de manutenção seja realmente condizente com as máquinas.

+ Saiba mais: Qual a melhor estratégia de manutenção para a sua empresa?

 

5 – Monitoramento de máquinas e equipamentos

Ter uma equipe especializada disponível para prestar suporte em tempo real diminui o tempo de manutenção e aumenta o ROI (retorno do investimento). Empresas especializadas em manutenção usam ferramentas computadorizadas para coletar dados e monitorar o funcionamento das máquinas em tempo real. Os dados obtidos possibilitam que problemas sejam identificados e resolvidos de imediato, além de prover conhecimento sobre como melhorar a performance dos equipamentos.

planilha controle de manutenção preventiva

 

6 – Reposição de peças e componentes

Para fábricas que operam com um volume muito grande de máquinas e equipamentos, como o setor automotivo por exemplo, a empresa terceirizada pode ficar responsável por todo o inventário de peças de reposição. Muitas vezes essas empresas possuem acordos com fornecedores de peças e conseguem reduzir o tempo de turn-around (tempo para completar a reposição de uma peça).

Empresas com pequeno volume de maquinário mas que produzem produtos de alto valor agregado também não podem esperar muito tempo para trocar peças importantes como eixos de motores e caixas de engrenagens. Pois mesmo que poucas máquinas estejam fora de atividade, a perda de produção já é relativamente grande.

Um empresa parceira especializada pode garantir que o tempo de reposição de peças críticas seja o menor possível. Além disso, toda parte de inventário e de estoques de sobressalentes é administrado pela empresa parceira.

 

Um bônus que terceirizar a manutenção oferece

Parceiras que prestam serviços de manutenção podem ajudar na certificação de máquinas. Isto inclui principalmente atividades como:

  • Inspeção de alinhamento de eixos;
  • Inspeção de sistemas de refrigeração e lubrificação;
  • Verificação dos mecanismos de automação;
  • Calibração a laser;
  • Testes com sistemas Ballbar (ferramenta comum para testar máquinas CNC).

+ Saiba mais: 4 bons motivos para contratar os serviços de automação e manutenção industrial da Fersiltec.

O objetivo de todos esses testes é garantir que a máquina atende às especificações da fábrica. E também aos requisitos da ISO 9000 (e outras certificações quando for aplicável).

A empresa parceira na área de suporte e manutenção também pode oferecer consultorias técnicas sobre retrofit (reforma e modernização de máquinas), atualizações e recolocação de máquinas. Assim, é possível entender os resultados que podem ser obtidos antes mesmo de investir na atualização ou recolocação de uma máquina.

Terceirizar a manutenção industrial é um caminho com ótimo custo-benefício para que sua fábrica tire o máximo das máquinas instaladas. Com um parceiro especializado, é mais fácil de garantir a operação das máquinas de forma eficiência e a diminuição dos tempos de parada e de troca de peças.

 

material informativo gratuito sobre evitar falhas na manutenção na indústria

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.