Blog

Fersiltec na Feira Industrial internacional de Hannover

Entre os dias 23 e 27 de Abril, aconteceu na Alemanha a edição 2018 da prestigiada Hannover Messe, a maior feira Internacional de Automação Industrial. Nela são apresentados anualmente os maiores lançamentos do setor industrial em âmbito global.

Nesta edição a feira contou com mais de 5 mil expositores, sendo 60% destes provenientes de empresas estrangeiras e com participantes de 75 países.

Feira Industrial de Hannover

Foto: RAINER JENSEN

O tema deste ano foi “Indústria integrada – Conectar e Colaborar”. O tema trouxe à tona a integração que a 4º revolução industrial está realizando entre os mais diversos setores.

Além da Automação Industrial, a tecnologia da Informação, Energia e Inteligência artificial também colaboram para que estas mudanças ocorram, conforme já comentamos por aqui em neste artigo.

Feira Industrial de Hannover

Foto: RAINER JENSEN

O evento, além de apresentar os avanços tecnológicos de expositores locais e internacionais, também foi muito produtivo em promover novos debates. Principalmente sobre as próximas etapas do processo integração tecnológica e no movimento em direção a indústria 4.0.

Um ótimo exemplo desta integração entre setores é possível de observada no vídeo baixo, onde o sistema de IA(Inteligência artificial) IBM WATSON. Quando usado junto com braços robóticos possibilita a substituição de trabalhadores em tarefas com alto grau de periculosidade.

Também foi possível presenciar a demonstração da utilização de Logística Autônoma, tecnologia que está sendo utilizada tanto em pequenas empresas quanto grandes montadoras como a Toyota, que a tem aplicado em empilhadeiras que com sistemas AGV (Automated Guided Vehicle). Elas são operadas apenas por softwares que utilizam radares, GPS e scanners, como demonstrado no vídeo abaixo.

Outro tema abordado na feira foi a virtualização, neste caso que saiu dos jogos eletrônicos para a simulação de plantas industriais, tempos de Setup, força, produção e até manutenção remota. O vídeo abaixo exemplifica como a tecnologia gera essa interação.

Uma das apresentações que chamou mais a atenção, foi a do HoloLens da Microsoft, que utiliza apenas hologramas para Setup de processos. Ou seja, sem tela, monitor ou qualquer outra superfície sensível, o sistema é basicamente uma fusão das tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Essa tecnologia também chamada de realidade mista, possui uma imensa gama de possibilidades no meio industrial, como o recém lançado Microsoft Layout voltado para o desenvolvimento de design de interiores.

Microsoft HoloLens

Nosso consultor e gerente de projetos Jean Carlos Ferrari esteve presente na feira, e também concedeu uma entrevista ao Jornal do Comércio (RS), onde comenta sobre as barreiras, que a indústria nacional ainda precisa superar para que seja possível progredir em direção à indústria 4.0.

Fersiltec na Feira de Hannover

Ele também menciona que ter participado da feira em Hannover foi um passo importantíssimo na consolidação de todo movimento em prol da Indústria que a Fersiltec está mobilizando para todo o estado de Santa Catarina.

Confira a entrevista na íntegra aqui.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.