Indústria 4.0: por onde começar o investimento?
Não tem como evitar: se adequar à indústria 4.0 já não é uma opção, e sim uma necessidade. Com o avanço tecnológico e o crescente aumento das expectativas dos consumidores, se fez necessário encontrar formas e ferramentas otimizadas que garantam não só a continuidade das atividades de uma empresa, mas que também permitam que todas as etapas produtivas sejam executadas de forma inteligente e assertiva. Mas por onde começar o investimento na Indústria 4.0?
Com tantas novas tecnologias disponíveis, pode ser difícil estabelecer um cronograma estratégico para adequar as suas atividades a essa nova realidade. Para te ajudar, preparamos alguns tópicos essenciais para uma adequação mais tranquila e eficiente. Confira!
Planejando o seu investimento na Indústria 4.0
Um investimento desse porte não pode ser realizado de forma leviana, pois tem um impacto direto na produtividade e na rentabilidade de um negócio. Além de transformar totalmente a forma como as coisas são feitas no chão de fábrica, a Indústria 4.0 pode trazer inúmeras vantagens para um negócio, como o aumento da produtividade, redução de custos, redução de desperdício, e muito mais.
Fortaleça o seu setor de tecnologia de informação (TI)
Dentro da Indústria 4.0, o TI da empresa possui um papel fundamental para garantir que tanto a implementação quanto a utilização das novas tecnologias ocorra conforme o planejado. Antes de iniciar qualquer projeto voltado para a transformação das etapas produtivas da empresa, é de extrema importância estudar e identificar todas as características do TI.
Com base nesse levantamento, é possível determinar quais os recursos e ferramentas que já fazem parte do setor, e quais são as suas principais necessidades, principalmente quanto à infraestrutura de rede, uma vez que a maior parte das tecnologias e recursos da Indústria 4.0 dependem de uma conectividade de qualidade.
Estude o que está sendo feito no seu segmento
Outra etapa imprescindível na fase de preparo para a Indústria 4.0 é o estudo do segmento onde a sua indústria está inserida. É necessário conhecer as tendências do seu setor, de forma a conhecer quais as melhores tecnologias e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a capacidade produtiva e qualidade das atividades.
Para que isso seja feito, é importante saber exatamente o que a sua empresa objetiva com essa transformação e quais são os aspectos mais importantes dessa mudança. É importante focar naquilo que vai ajudar o seu negócio a alcançar um melhor patamar no que se refere ao seu diferencial competitivo.
Relacionados:
- Análise de dados: como a indústria pode se beneficiar dela?
- OPC UA: o que é e qual é o seu papel na automação industrial?
- 7 passos para melhorar o processo produtivo na indústria
Faça um levantamento interno de necessidades
Assim como o seu TI deve ser estudado, o restante da empresa também deve passar por uma análise de demandas e necessidades, de forma a orientar as mudanças que serão aplicadas. Não é porque existem X tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0, que é preciso implementar todas. Foque naquilo que a sua empresa precisa, estabelecendo uma lista de prioridades que guiará a implementação de novas soluções.
Valide qual é a melhor modalidade de negócios: aluguel ou serviço
Diante do orçamento e recursos disponíveis, é muito importante determinar como essas novas ferramentas serão adquiridas e implementadas. Atualmente, existem diversas opções no mercado, e é preciso determinar qual a melhor forma para a realidade do seu negócio. Embora garantam muitas vantagens para a empresa, as tecnologias apresentam um custo significativo, e nem sempre é possível contar com o montante ideal para adquirir tudo que é necessário.
Inicie pela coleta de dados
Não há como se falar em Indústria 4.0 sem se falar em coleta de dados. É através de informações consolidadas que os gestores conseguem estabelecer métodos e estratégias mais eficientes e embasar um processo de tomada de decisões mais assertivo. Mais do que apenas tecnologias, essa mudança se refere à uma total mudança de paradigmas que vai ajudar a entender melhor como os processos funcionam e entregar mais inteligência nos métodos empregados na empresa.
Dessa forma, os primeiros investimentos a serem realizados devem ser direcionados a recursos que ajudem a compreender os processos atuais e coletar dados realistas sobre os mesmos.
Elabore um projeto piloto
Como dissemos anteriormente, esse processo de mudanças e transformações não pode ser aleatório. Por essa razão, a elaboração de um projeto piloto é imprescindível para garantir o sucesso da adequação da sua empresa à Indústria 4.0.
Esse projeto pode ser construído com base em etapas e prioridades cuidadosamente elaboradas a fim de garantir que os principais problemas sejam solucionados. Por exemplo: você pode selecionar uma área específica que passará pela adequação e focar nas soluções necessárias para resolver as demandas desse setor. Posteriormente, pode ser selecionado um setor relacionado para que as etapas de adequação funcionem de forma harmônica e eficiente.
Com base nos resultados do projeto piloto, será utilizado como base para as próximas etapas, oferecendo resultados mensuráveis que servirão como parâmetro.