Blog

Sistema supervisório Fersiltec: entenda como funciona

A automatização de processos é uma solução em amplo crescimento nas empresas que buscam aumentar sua eficiência e minimizar seus custos. 

Para que as atividades ocorram de forma eficiente, o controle e o monitoramento de dados é essencial. 

Por isso, neste artigo vamos te explicar como o sistema supervisório da Fersiltec pode melhorar o funcionamento da sua empresa. 

Mas, antes, vamos te contar o que é e como o sistema supervisório funciona. Confira! 

O que é o sistema supervisório?

Trata-se de um programa computacional voltado para a aquisição, supervisão, e controle de dados industriais, pensado a partir de um novo conceito de sistemas de gerenciamento. 

Pode ser definido pela sigla SCADA, que significa “Supervisory Control and Data Acquisition” (Controle de Supervisão e Aquisição de Dados). 

As informações administradas por esse sistema são colhidas por meio de sensores dedicados à captura de dados específicos, ou seja, das variáveis de cada processo.

Como o sistema supervisório funciona?

Esse tipo de sistema busca otimizar a administração dos dados industriais, facilitando a interação entre seu usuário e todo o chão de fábrica. Ele engloba diferentes instâncias, podendo ir desde a interface até o desenvolvimento de aplicativos específicos. 

Através da coleta de dados de qualquer equipamento industrial, os próprios operadores podem fazer o monitoramento e ter o controle preciso de todos os processos referentes ao chão de fábrica.

Em quais casos o sistema supervisório deve ser utilizado?

Sistemas supervisórios são especialmente importantes em processos que exigem controle 24 horas por dia, ou onde o controle humano possa ser inviável ou lento. 

Exemplos de processos onde o sistema supervisório é bem-vindo:

  • Transmissão e distribuição de energia elétrica: é possível verificar em tempo real seções onde a energia apresenta problemas;
  • Tratamento de água e esgoto: o sistema supervisório colabora na regulação do fluxo, pressão, nível de reservatórios, etc.;
  • Prédios: pode-se controlar sistemas de ar-condicionado, refrigeração e iluminação, por exemplo;
  • Indústria: monitora a produção, robôs, processos e qualidade industrial em tempo real.

+Você já leu esses?

Sistema supervisório da Fersiltec

Contando com um visual intuitivo, os sistemas supervisórios da Fersiltec permitem que seja realizada a inclusão de telas, a geração de gráficos e de relatórios em diversos formatos

Também contam com monitoramento de alarmes, comunicação à distância e possuem base criptografada, proporcionando maior segurança aos dados das empresas. 

Os sistemas supervisórios Fersiltec ainda permitem criar e executar aplicativos do tipo HMI/SCADA – Human Machine Interface/ Supervisory Control and Data Acquisition (interface Homem-Máquina/controle de supervisão e aquisição de dados), que podem ser utilizados para qualquer tipo de processo, em empresas de todos os portes.

Melhorias para a empresa 

Além de possibilitar o monitoramento e o controle por parte dos operadores, o sistema apresenta os dados coletados em tempo real, de forma gráfica e visualmente intuitiva, o que permite a utilização das informações de diversas maneiras. 

Esses dados tanto podem ser armazenados como apresentados por meio de relatórios, compartilhados via conexão remota, etc.

Dessa forma, retornam análises precisas e rápidas para a tomada de decisão, resultando em menores perdas e alto índice de qualidade.

+Leia: 7 passos para melhorar o processo produtivo na indústria

Vantagens na utilização do sistema supervisório da Fersiltec

Os sistemas supervisórios da Fersiltec são desenvolvidos utilizando ferramentas consagradas, como Elipse, da Elipse Software; iFIX, da General Electric e SIMATIC Wincc, da Siemens.

Dessa forma, a Fersiltec oferece o que existe de melhor em termos de tecnologia e funcionalidades, proporcionando total visibilidade e controle sobre seus processos.

Saiba ainda mais sobre esta solução clicando aqui

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.