Blog

Indústria 4.0 no Brasil – É Preciso Se Preparar

Estamos vivendo um momento de transição na indústria. O advento da indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é um dos temas mais comentados recentemente no que se refere a automação industrial. Mas em que ponto está o Brasil, onde a maior parte da indústria se encontra na fase 2.0?

A indústria 4.0 essencialmente une máquinas, sistemas, colaboradores e big data. Usando redes inteligentes que coordenam e adaptam a produção conforme a demanda, fornecedores, e até mesmo o clima – caso ele influencie de alguma forma a cadeia produtiva ou de distribuição. As decisões tomadas são mais inteligentes, tendo processado uma infinidade de informações, tendo até mesmo o agendamento de manutenções feitos pelo próprio sistema.

Todas estas possibilidades não estão surgindo apenas para aproximar a indústria dos filmes de ficção científica, mas para trazer um novo nível de redução de custos, de aproveitamento de recursos, agilidade de entrega e a produtividade.

E também há a customização. Na indústria 4.0, a produção pode responder imediatamente à demanda. Uma prancha de surfe ou um carro podem ser produzidos com detalhes mais específicos solicitados pelo cliente – ou mesmo conforme suas características físicas – com notável agilidade. Isto graças às redes inteligentes, a Internet das Coisas e a tecnologia de impressão 3D, em franco desenvolvimento. Assim fica cada vez mais no passado a época em que Henry Ford disse que “qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Indústria 4.0 no Brasil

Falando em carros, é a indústria automobilística que encabeça o avanço da indústria 4.0 no Brasil. Em nove anos a Volkswagen investiu R$ 31 milhões em equipamento, software e treinamento de pessoal. Estas mudanças modernizaram e deram maior flexibilidade às suas unidades fabris, especialmente a de São Carlos, interior de São Paulo.

Ainda que estejamos a uma longa distância da realidade alemã, a intenção de modernizar-se existe. Segundo relatório da PwC, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, 72% das empresas brasileiras pretendem aumentar significativamente seu nível de digitalização de processos dentro dos próximos 5 anos. E 93% delas acreditam que, em 5 anos, dados serão essenciais para a tomada de decisões.

O País não vive sua melhor situação econômica. Mas é este tipo de cenário que demanda ainda mais procura por melhorias na produção. Nas palavras de Celso Placeres, diretor de manufatura da Volkswagen no Brasil, “nem todos têm recursos para investir em novos processos[…]. Mas é possível fazer e avaliar onde é mais necessário, fazer células, ilhas de automação. Muito se fala em crise, mas é lição de casa buscar as oportunidades. Em tempos de crise, crie”.

 

Para saber mais sobre como a indústria 4.0 está se inserindo no seu mercado, acompanhe o blog da Fersiltec. Semanalmente publicamos novas matérias da área de automação industrial.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.