Blog

Inovação Industrial: quais são os desafios e como realizar?

Como realizar a inovação industrial em sua fábrica?

O mercado está em constante transformação, mudando de acordo com o surgimento de novas tecnologias e conforme as expectativas dos consumidores também se transformam. A cada dia que passa, buscamos formas mais inteligentes e otimizadas de realizar as tarefas do dia-a-dia, e isso não é diferente no âmbito industrial. Por essa razão, a inovação industrial deixou de ser uma alternativa para se tornar essencial.

De forma simplificada, a inovação diz respeito a todos os recursos que oferecem uma alternativa aos métodos e protocolos que já estão sendo aplicados, como forma de trazer mais praticidade e otimização. Para que isso seja possível, a empresa precisa encontrar ferramentas que ajudem a aumentar a sua produtividade e estabelecer processos mais inteligentes.

 

Quais os tipos de inovação?

No que se refere à inovação industrial, ela pode acontecer de quatro formas diferentes, como veremos a seguir:

Produtos e serviços: 

A inovação de produtos e serviços busca trazer alguma novidade para o mercado, algo que seja totalmente diferente das opções existentes. Todas as grandes invenções são excelentes exemplos deste tipo de inovação, como o automóvel, a televisão, a internet, entre outros. Todas essas inovações trouxeram algo novo e disruptivo para o mercado.

Inovação de serviço se refere a novas formas de realizar determinadas tarefas, como aconteceu com as ferramentas de delivery, streaming de filmes e séries, entre outros. Nesse caso, o serviço já existia, mas foi totalmente transformado por uma inovação do mercado.

Organizacional:

Esse tipo de inovação industrial está relacionada à mudanças de métodos, protocolos e práticas que contribuem para a melhora da produtividade, processos e produtos oferecidos por uma indústria. Ela se refere à transformação dentro da rotina de forma a otimizar a realidade dentro da indústria.

Processos:

A inovação de processos está relacionada aos recursos, tecnologias, ferramentas e habilidades que são aplicadas nos processos produtivos, como forma de trazer mais eficiência. Esse tipo de inovação pode trazer diversas vantagens para a indústria, principalmente quanto à economia de custos de produção e aumento da rentabilidade.

De forma simplificada, a inovação de processos ajuda a indústria a agregar mudanças quanto às ferramentas e tecnologias aplicadas na sua cadeia produtiva.

 

robos colaborativos em fábrica no Brasil

 

Estratégica:

A inovação estratégica ajuda a empresa a transformar a forma como conduz o negócio, entregando uma nova percepção dos produtos ou serviços oferecidos, através de modelos estratégicos mais assertivos. O principal objetivo da inovação estratégica é elevar o valor do negócio e agregar mais valor para os produtos oferecidos, aumentando a satisfação dos clientes.

Relacionados:

Quais são os principais desafios para inovar na indústria?

Embora seja extremamente benéfica, a inovação industrial pode apresentar alguns desafios para as empresas que desejam se adaptar e trazer melhores recursos e métodos para as suas atividades. Isso porque é necessário contar com profissionais qualificados e ferramentas eficientes. Além disso, os desafios também podem envolver a necessidade de investimento em novos maquinários e equipamentos da Indústria 4.0.

Por essa razão, dependendo do tamanho do projeto (principalmente quanto à inovação de processos e de produtos e serviços), é importante contar com uma empresa consolidada, capaz de compreender as necessidades do negócio e trazer mais valor para a sua empresa.

 

Material para auxiliar a implantação de automação industrial

 

Projeto de inovação industrial: como fazer?

Não existe uma “receita de bolo” para trazer a inovação industrial para o negócio, mas existem algumas etapas que podem ajudar os gestores nesse processo, como veremos a seguir:

  • Monte um escopo com todas as questões relevantes para o projeto, como demandas, capacidade financeira, questões estruturais, entre outros aspectos;
  • Determine um objetivo, com metas pré-determinadas, de forma a guiar a execução do projeto;
  • Estabeleça uma justificativa para o seu projeto, como forma de especificar os motivos pelo qual ele é necessário;
  • Assim como os objetivos são necessários, também é importante especificar quais são as restrições e obstáculos para o projeto;
  • Determine quais são as ferramentas necessárias para colocar o projeto em prática;
  • Crie um planejamento.

 E se precisar de ajuda para implementar um projeto de inovação industrial, conte com a Fersiltec! Entre em contato conosco e descubra tudo que podemos fazer pelo crescimento da sua indústria!

Relacionados:

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.