Blog

Manutenção de máquinas em madeireiras: como garantir longevidade?

Imagem de máquina carregando madeira

De forma simplificada, a manutenção se refere a um conjunto de recursos que garantem um melhor funcionamento dos equipamentos e maquinários de uma empresa, visando uma melhor performance e aumento da sua vida útil. Dessa forma, a manutenção de máquinas em madeireiras busca aumentar a disponibilidade dos equipamentos utilizados e, por consequência, a rentabilidade da indústria.

Nesse sentido, contar com um programa de manutenção deve ser uma prioridade para os gestores, principalmente para uma maior disponibilidade e redução de custos. Contudo, é importante lembrar que existem tipos diferentes de manutenção, que devem ser estabelecidos de acordo com as necessidades da empresa, que são:

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva se refere às paradas realizadas antes que surja algum problema no maquinário. Com esse tipo de manutenção, a empresa consegue identificar possíveis problemas antes mesmo que eles causem algum dano efetivo, como um componente danificado ou desgastado.

Sua principal vantagem é que, com essas paradas controladas, é possível aumentar a vida útil dos equipamentos e evitar danos mais graves, que causam maiores prejuízos, e em alguns casos, geram custos consideráveis para a empresa.

Manutenção Corretiva

Esse é o tipo mais comum de parada para manutenção, e acontece quando algum problema no maquinário já causou problemas, fazendo com que o equipamento deixasse de produzir. Nesse caso, acontece uma verdadeira corrida contra o tempo para identificar o problema e estabelecer a melhor abordagem para que a máquina consiga retomar suas atividades o quanto antes.

Esse tipo de manutenção segue um cronograma, e é realizada mesmo que não haja nenhum sinal ou evidência de problema no maquinário. Quanto mais tempo esse maquinário ficar indisponível, maior será o prejuízo sofrido pela empresa.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é alvo de diversas dúvidas por parte dos gestores, mas é bastante semelhante à manutenção preventiva. A principal diferença entre essas duas abordagens está na forma como as ações e paradas são realizadas. Enquanto na preventiva é acompanhado um cronograma de periodicidade, na manutenção preditiva é levada em consideração o estado e as necessidades do maquinário.

Para isso, são realizadas inspeções sistemáticas, além da observação constante das máquinas. Esse tipo de manutenção ajuda a empresa a economizar custos com reparos e paradas não programadas.

Leia também:

 

Qual a melhor alternativa?

Quando o assunto é manutenção de máquinas em madeireiras, a melhor abordagem, sem dúvida, é a criação de um cronograma de paradas para manutenção que envolvam esses três tipos. Dessa forma, é possível garantir que os equipamentos mantenham a sua disponibilidade e se mantenham em atividade por mais tempo.

As mais utilizadas são as preventivas e as corretivas, ao manter uma análise constante da situação de cada um dos equipamentos (como acontece na manutenção preditiva), pode ajudar a empresa a aumentar a sua produtividade e reduzir os custos com reparos.

Material para download com dias de manutenção industrial

Busque parceiros externos

Para empresas que não desejam se preocupar com esse aspecto das suas atividades, contar com parceiros externos pode ser uma saída muito assertiva. Dessa forma, toda a manutenção do maquinário será feita por uma empresa especializada, e você não precisará lidar com essa tarefa, liberando sua equipe para atividades igualmente importantes.

Invista em treinamento de funcionários

Capacitar a sua equipe pode ajudar muito a sua indústria madeireira a manter a disponibilidade e garantir a manutenção dos equipamentos. Muitos problemas apresentam uma solução simples, e com o treinamento adequado, o tempo de paradas não programadas pode ser reduzido consideravelmente.

 

Quais os benefícios da manutenção nas máquinas em madeireiras?

Embora possam parecer um prejuízo para as empresas, as paradas para manutenção podem garantir um grande benefício para as empresas, como:

  • Redução de paradas não programadas;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Maior qualidade no produto final;
  • Entre outras.

Leia também:

Se a sua indústria madeireira precisa modernizar e automatizar os processos produtivos, adequar equipamentos para aumentar a segurança e produtividade, fale com a Fersiltec.

Veículo de empresa de automação industrial estacionado em indústria madeireira.

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.