Blog

Robótica colaborativa na indústria pós-pandemia

Exemplo de robótica colaborativa. Humanos trabalhando junto de robôs na indústria.

A transformação digital já vinha ganhando cada vez mais espaço na indústria há algum tempo, mas nos dois últimos anos as tecnologias voltadas para a automação industrial sofreram um grande salto de desenvolvimento. Com cada vez mais recursos voltados para uma melhor forma de executarmos tarefas cotidianas, a tecnologia transformou as nossas vidas de inúmeras maneiras. Um exemplo disso é a Robótica Colaborativa.

A Indústria 4.0 vem trazendo recursos e ferramentas tecnológicas que permitem realizar tarefas complexas com facilidade e praticidade. Nesse sentido, a Robótica Colaborativa permite que a indústria libere seus operadores de realizar tarefas repetitivas, pesadas ou perigosas. Com a utilização de robôs virtuais (que utilizam softwares e recursos de hiper automação), é possível otimizar ainda mais os processos.

 

 

O que é Robótica Colaborativa?

A Robótica Colaborativa permite uma maior interação entre todos os processos, podendo abranger uma ampla gama de atividades e tarefas. Com a ajuda desse tipo de solução, a indústria consegue agregar mais valor, agilidade e inteligência aos seus processos, além de entregar mais qualidade no produto final.

Com recursos que permitem que os robôs identifiquem falhas e sensores para evitar colisões, a robótica colaborativa garante uma maior segurança para os processos. Atuando conjuntamente com os operadores humanos, as máquinas permitem mais eficiência e produtividade.

É importante lembrar que quando tratamos de robótica, estamos nos referindo não só aos robôs e máquinas, como também aos softwares e recursos de automação que permitem coletar e manipular dados, e robotizar os processos.

 

Como funcionam os robôs colaborativos?

Diferentemente do que se pensa, a Robótica Colaborativa não surgiu para eliminar e substituir os postos de trabalho que são ocupados pela mão de obra humana. Essa tecnologia é utilizada para que, de forma alinhada, os robôs consigam acompanhar os processos industriais realizando tarefas que podem demandar muito esforço físico contínuo (prevenindo lesões por esforço repetitivo e protegendo a saúde dos operadores) ou em atividades consideradas perigosas.

Resultado disso, é que a empresa pode aumentar a sua produtividade, e como consequência, garantir um maior crescimento e rentabilidade. De acordo com as necessidades do negócio, é possível configurar seus recursos para atender às demandas e o padrão de processos exigido pelos gestores.

Uma das maiores vantagens dos robôs colaborativos físicos é que eles são extremamente versáteis e de fácil realocação, podendo ser deslocados de acordo com demandas específicas. Os softwares utilizados para robótica colaborativa virtual são altamente personalizáveis e podem ser configurados com facilidade, permitindo que as máquinas executem suas atividades com mais precisão.

Braço robótico operando na indústria

 

Dentre as principais configurações possíveis, podemos citar:

  • Possibilidade de tomar decisões baseadas em “aprendizado das máquinas e Inteligência Artificial;
  • Identificar através de sensores;
  • Sentir;
  • Mover.

Esse tipo de tecnologia pode ser utilizada em:

  • Soldagem;
  • Colagem;
  • Separação de itens;
  • Paletização;
  • Montagens diversas;
  • Abastecimento e alimentação de máquinas;
  • Empacotamento;
  • Pick and Place;
  • E muito mais.

+Leia Mais: Por que usar robôs colaborativos em vez de robôs industriais convencionais?

O que são os Robôs Colaborativos

Os robôs colaborativos são a grande sacada da Indústria 4.0, que busca entregar soluções funcionais e eficientes para otimizar a indústria e demais setores. Essas máquinas são capazes de interagir com os trabalhadores e realizar atividades de forma compartilhada. Isso significa que de forma alguma eles buscam eliminar o trabalho humano, e sim, torná-lo mais prático e inteligente, permitindo que essa mão-de-obra seja melhor direcionada para atividades mais relevantes e menos repetitivas.

É possível encontrar esse tipo de tecnologia em diversos formatos, a depender das atividades realizadas e das necessidades da indústria. Graças aos seus sensores inteligentes, esses robôs podem atuar com segurança e eficiência ao lado de operadores humanos, alguns dotados, até mesmo, de comando de voz, de forma a tornar a atividade ainda mais fluida.

 

Com a constituição e configurações corretas, os robôs colaborativos podem executar diversos tipos de tarefas dentro da indústria, como:

Embalagem e paletização: esses robôs são capazes de montar pilhas de produtos, colocar produtos dentro de caixas, alimentar máquinas, entre outros.

Inspeção: os robôs colaborativos também podem realizar inspeção visual e testes de produtos.

Carga e descarga: essa é uma das principais aplicações dos robôs colaborativos, garantindo mais agilidade e praticidade aos processos na indústria.

Manipulação: os robôs também podem aplicar rótulos, etiquetas, cola, entre outros, além de realizar a leitura de código de barras.

Transporte de cargas: por conta da sua mobilidade, os robôs colaborativos também podem transportar cargas dentro dos ambientes da indústria.

 

Quais as vantagens na utilização de Robôs Colaborativos?

Como vimos, os robôs colaborativos são altamente funcionais e podem atuar com segurança ao lado dos operadores, garantindo vantagens como:

  • Aumento da produtividade, reduzindo o tempo necessário para a realização de diversas tarefas;
  • São equipamentos leves, de fácil instalação, podendo ser fixados em máquinas com rapidez e facilidade;
  • Libera os funcionários de tarefas cansativas, repetitivas e perigosas;
  • Redução de riscos;
  • Redução das despesas com segurança do trabalho;
  • Redução de erros e falhas humanas, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e diminuindo a necessidade de retrabalho;
  • Menos desperdício;
  • E muitas outras vantagens.

Como a pandemia mudou a Robótica Colaborativa?

O mercado está cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem por recursos tecnológicos que permitam otimizar a sua produtividade e agregar mais valor à sua atividade. Durante a pandemia, mesmo com as dificuldades impostas pela situação, alguns setores acabaram se destacando, como a indústria de alimentos, produtos de limpeza, higiene, supermercados, entre outros.

O principal ponto em comum entre esses setores é que eles podem se beneficiar fortemente com a robótica colaborativa. Por conta da necessidade de isolamento social, algumas atividades foram seriamente prejudicadas, evidenciando a necessidade de adotar ferramentas mais inteligentes para conseguir atender à demanda.

Mesmo que a robótica venha se desenvolvendo muito e ganhando popularidade com o decorrer dos anos, a pandemia ajudou a impulsionar esse setor. Com o crescimento do setor de vendas on-line, soluções de logística também sofreram um grande avanço em tecnologia.

 

O Futuro dessa solução

A recente pandemia contribuiu para o crescimento da necessidade de maiores investimentos na área de automação industrial, trazendo um cenário muito positivo para esse setor. Nesse cenário, podemos identificar fortes tendências para esse mercado, como a personalização de máquinas e produtos.

Por conta desse “novo normal” que vivenciamos após a Covid-19, o mercado demonstrou novas necessidades e demandas, principalmente por conta dos prejuízos sofridos pelo isolamento social. Os gestores precisaram encontrar formas inteligentes e otimizadas para conseguir manter a produção e atender às demandas, mesmo com um número reduzido de colaboradores.

Somente em 2021, foi registrado um investimento de U$ 2 bilhões em robótica, agregando 40 mil robôs à força de trabalho, como forma de combater a escassez de mão de obra.

Além de otimizar os processos produtivos, muitos robôs foram utilizados para garantir os mais restritos protocolos sanitários, tão necessários nesse período onde a higienização é a prioridade. Dessa forma, as cadeias de suprimento conseguiram manter as suas atividades, reduzindo os riscos e garantindo a proteção dos seus colaboradores. Esse cenário imposto pela pandemia demonstrou como as indústrias mais automatizadas conseguiram manter o seu funcionamento com o menor impacto possível.

robos colaborativos em fábrica no Brasil

Graças às inúmeras vantagens que a robótica colaborativa entregou para o nosso mercado e pela sua ampla utilização dentro da indústria, esse setor vem recebendo cada vez mais investimentos e evoluindo continuamente. Com isso, a previsão é a de que, daqui alguns anos, esses sistemas se tornem ainda mais flexíveis e funcionais, executando funções com cada vez mais autonomia e disponibilidade.

O mundo industrial está cada vez mais imerso na tecnologia, ficando praticamente impossível se pensar em qualquer setor que não sofra a interferência direta dessas ferramentas tecnológicas. E isso é extremamente positivo, pois através delas é possível garantir mais eficiência, agilidade e produtividade nos processos industriais, voltado não somente ao crescimento da indústria, mas também para uma maior sustentabilidade.

Já muito forte na indústria de borracha e plásticos, uma das principais previsões para a robótica está no avanço da automação nos setores farmacêutico, químico e de alimentos. A tendência é que a robótica colaborativa seja ainda mais aplicada para a montagem, pick & place e manipulação.

O Brasil possui cerca de 15,3 mil robôs colaborativos, sendo o número um em estoque operacional na América Latina. Contudo, mesmo com esses números significativos, o setor da robótica ainda tem muito espaço para ser explorado no Brasil. Embora não transpareça tanto em números (dos 373 mil robôs que foram instalados em 2019, aproximadamente 5% foram destinados à robótica colaborativa), esse setor vem apresentando um crescimento substancial no decorrer dos anos.

Gráfico demonstrando o crescimento dos robôs em operação no mundo.

De acordo com o novo relatório World Robotics 2020 Industrial Robots, que foi apresentado pela IFR (pela International Federation of Robotics), a utilização de robôs industriais bateu o seu recorde, alcançando o número de 2,7 milhões em atividade no mundo. Esses dados demonstram como esse setor está em franca expansão e a sua importância dentro do meio industrial da atualidade.

 

automação industrial e robótica industrial para pequenas e médias empresas

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.