Blog

Colocando a Indústria 4.0 na sua fábrica

Mudando sua empresa com a Indústria 4.0

A indústria 4.0 é o assunto do momento no chão de fábrica dos maiores grupos industriais do mundo. A nova onda de desenvolvimentos tecnológicos da internet, inteligência artificial e novos materiais deu origem ao termo, que faz referência a um novo ambiente industrial.

A indústria 4.0 diz respeito a agregar inteligência computacional às fábricas, com sistemas de automação e robótica dotados de capacidade de aprendizado e autorregulados.

Novas tecnologias de manufatura como a impressão 3D e uso de robôs colaborativos lado a lado com empregados, também já fazem parte do dia a dia de muitas fábricas.

E a sua? Como anda seu conhecimento sobre como implantar a nova indústria 4.0 na sua empresa?

 

A indústria 4.0 no Brasil: Um longo caminho

Foi na Alemanha, desde a 2º Revolução Industrial um polo de excelência na indústria, que o conceito da Indústria 4.0 surgiu. O objetivo sempre foi muito claro: aumentar a produtividade e competitividade ao nível global.

Nos EUA e na China, bem como outros países industrializados como México e o Reino Unido, as empresas também já acordaram para esse novo contexto e incorporam cada vez mais as tecnologias industriais do século 21.

No Brasil, o conceito já se faz presente nas discussões e debates das principais associações e representantes dos diversos setores da indústria.

As federações estaduais, com destaque para FIESP, FIEMG e FIERJ, promovem debates e fazem estudos para mapear a indústria 4.0 no Brasil.

Apesar de o interesse aumentar e do debate crescer, a maior parte do chão de fábrica brasileiro ainda tem um longo caminho para percorrer. Os setores de ponta, como indústria automobilística e aeroespacial, são os carros chefe da indústria 4.0 no Brasil.

+ Leia Mais: Indústria 4.0 no Brasil – É Preciso se Preparar.

O grande gargalo está em difundir essas tecnologias para as pequenas e médias empresas. Se por um lado as grandes indústrias já investem na digitalização da produção, as empresas menores ainda relutam em função dos custos e outras dificuldades características do mercado local.

Essas dificuldades são o tema da próxima seção.

 

Os desafios de entrar na 4º revolução industrial

Baseada na integração de sistemas e digitalização dos processas, a quarta revolução industrial trouxe várias formas novas de pensar. Flexibilidade e eficiência passaram a ser condições essenciais à sobrevivência das indústrias.

Abertura para novas tecnologias e capacidade de se adaptar rapidamente aos novos softwares e equipamentos também se tornou fundamental.

O velho ditado de que “panela velha é que faz comida boa” não vale para a indústria moderna. O lema é exatamente o contrário: são os equipamentos e software de ponta que promovem saltos na qualidade e eficiência de produção.

Por se tratar de uma indústria altamente tecnológica, a quarta revolução industrial enfrenta vários obstáculos no Brasil. Dentre os principais estão:

  • Mão de obra qualificada e políticas industriais de retenção de talentos. O Brasil sempre exportou trabalhadores qualificados e, ao mesmo tempo, sempre se falou em falta de mão de obra qualificada, um sinal de descompasso entre a estratégia industrial e a realidade prática.
  • Cultura de pouca abertura e pouca velocidade nas trocas comerciais com o exterior.
  • Investimento em pesquisa e desenvolvimento abaixo da média dos países industrializados.
  • Visão de que tecnologia e pesquisa são custos, e não investimentos.

Fazer mais com menos se tornou obrigação para as indústrias obterem resultados satisfatórios. E para tal, é preciso estar sempre se renovando e adotando as tecnologias de ponta.

No Brasil, por exemplo, a idade média de máquinas e equipamentos é de 17 anos. Já nos EUA são apenas 7, e na Alemanha 5.

Dessa forma, é preciso investir e adotar uma estratégia consistente, e são as empresas que devem ser protagonistas desse processo.

 

O impacto da Indústria 4.0

Apesar de todos os obstáculos, é consenso que a mudança para a indústria 4.0 é fundamental. O impacto no dia a dia das empresas e nos resultados são significativos e é questão de tempo até a nova indústria se tornar a regra.

Algumas das características que justificam toda a importância atribuída à indústria 4.0 são:

+Leia mais: Por que (E COMO) implementar a Indústria 4.0 na fábrica?

 

Operações em tempo real

Operar e controlar em tempo real significa ter disponível, online e por meio de interfaces amigáveis, todas as informações da planta industrial.

Grandes bancos de dados são tratados de forma instantânea e fornecem as informações essenciais para a tomada de decisão dos gerentes da fábrica.

No Brasil, já é comum, por exemplo, que usinas hidroelétricas em locais muito distantes dos centros urbanos sejam 100% controladas remotamente.

 

Virtualização

A virtualização permite que grandes estruturas para armazenar arquivos e mesmo servidores locais sejam dispensados. A alocação de espaço na nuvem para armazenar informações e criar ambientes virtuais é mais segura e eficiente.

 

Manufatura modular

A modularidade é uma consequência direta da necessidade de se adaptar rapidamente. Usar linhas de montagem organizadas em módulos torna mais fácil a implementação de mudanças sem alterar grandes porções da linha.

Adaptação modular e reconfiguração das linhas de produção de forma prática é um dos impactos mais importantes da indústria 4.0.

 

Integração em rede de sistemas

Com um ambiente digitalizado e conectado, todas as pontas do processo produtivo passam a ter contato direto. Fornecedores, clientes, prestadores de serviços e consultores conseguem fazer parte do mesmo ecossistema.

O impacto direto é a melhor sincronização das demandas da fábrica e redução do tempo de comunicação e execução das tarefas.

Saiba mais, fale com a Fersiltec

Quer conhecer algum caso real em que esses conceitos já são aplicados na prática? Nada melhor do que conversar com uma empresa especialista em automação e indústria 4.0.

A Fersiltec trabalha trazendo o que há de melhor da tecnologia industrial para as fábricas brasileiras.

Nossa equipe está pronta para levar a quarta revolução industrial para a sua fábrica. Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como se tornar uma indústria 4.0.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.