Indústria madeireira: 5 benefícios de se investir em tecnologia
No mundo altamente dinâmico e tecnológico em que vivemos, a inovação é a palavra da vez. Todos os dias, buscamos novas ideias e formas mais inteligentes de realizar as atividades presentes na nossa rotina, tanto para trazer mais produtividade quanto para agregar valor para a empresa e para os clientes.
Essas inovações podem vir de diferentes formas, trazendo mudanças para a gestão, produção, qualidade, entre outras, sempre buscando otimizar os processos dentro de uma empresa ou indústria. Essas mudanças fazem parte da evolução da indústria , desde a primeira revolução industrial, até os dias atuais. Inclusive, esse avanço tecnológico atual acabou ficando conhecido como a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0 .
As mudanças trazidas pela Indústria 4.0 impactaram a rotina de diversos setores, e isso não foi diferente na indústria madeireira . Utilizando máquinas, softwares, sistemas e equipamentos, a automação trouxe ainda mais facilidade e eficiência para a execução dos processos, agregando ainda mais valor para as tarefas diárias.
Mas não é só a produtividade que foi impactada pela chegada dessa revolução tecnológica: essas mudanças acabaram por gerar mais economia, redução dos riscos e acidentes, e melhoria na qualidade dos produtos fabricados.
Por que investir em tecnologia?
Como vimos, as mudanças tecnológicas trouxeram inúmeras vantagens para a indústria, independentemente do setor de atuação, seja ele moveleiro ou madeireiro. Veja a seguir 5 benefícios de se investir em tecnologia na indústria madeireira:
Maior produtividade
Existem muitas tarefas que fazem parte do dia-a-dia da indústria que são repetitivas e não necessitam do acompanhamento humano para que sejam executadas. Com a ajuda da tecnologia, é possível trazer mais eficiência para essas atividades, e voltar a mão de obra que antes era dedicada a elas, para funções mais importantes.
Por esse motivo, as indústrias que investem em tecnologia, conseguem agregar mais valor, eficiência e agilidade aos seus processos, entregando uma maior produtividade. Tudo isso em pouco tempo, aumentando também, os rendimentos. Com ferramentas otimizadas, é possível aumentar o volume de produção sem a necessidade de ampliar o maquinário e a mão de obra da produção em um tempo reduzido.
Outro benefício da implementação tecnológica dentro da indústria madeireira, é o aumento da competitividade da indústria no mercado, afinal, as máquinas podem operar em regime ininterrupto, aumentando a capacidade produtiva da empresa.
Relacionados:
- Como gerir a produção na era da indústria 4.0
- Erros mais comuns na automação robótica que sua indústria deve evitar
- O futuro da indústria brasileira está na automação
Maior qualidade do produto final
Diferentemente da mão-de-obra humana, os processos automatizados possibilitam uma maior precisão e uniformidade na fabricação dos produtos, garantindo uma qualidade final superior. Com uma maior exatidão no processo produtivo, a empresa será capaz de produzir produtos com um maior padrão de qualidade, gerando um diferencial no mercado.
Outro benefício trazido pela automação dos processos é a melhoria dos testes de produção, sendo possível simular a produção em ambiente virtual antes de iniciar a fabricação. Isso previne erros e desperdício de material.
Maior segurança para os trabalhadores
Com a ajuda da automação dos processos, a exposição dos trabalhadores aos riscos da indústria como, por exemplo, problemas de ruídos altos ou falta de proteção, serão reduzidos. Levando assim a uma menor incidência de acidentes de trabalho. Com a tecnologia aplicada à operação, a segurança dos processos será consideravelmente maior.
Utilizando máquinas ao invés de mão de obra humana, é muito mais fácil atingir as metas de segurança e seguir as normas trabalhistas, como a NR 12. Para que esse avanço seja possível, é necessário estabelecer um programa de treinamento adequado para preparar os colaboradores nessa nova realidade.
Redução do desperdício de madeira
Com um processo produtivo mais uniforme e otimizado, há uma redução natural do desperdício nos cortes das madeiras. Isso possibilitará que a empresa reduza os custos significativamente e gere uma quantidade menor de lixo industrial, contribuindo positivamente para o meio ambiente.
Além disso, parte do desperdício da indústria ocorre por conta de erros provocados pelos processos manuais. Em serrarias, por exemplo, é comum que não haja aproveitamento das sobras da produção. Uma das soluções mais simples para esse problema, consiste no uso de picadores de madeira para um menor desperdício e otimização do uso da matéria-prima, ganhando assim alta eficiência e mais produtividade.
Essa redução de custos irá permitir que a empresa possa oferecer preços mais interessantes no mercado, estabelecendo um diferencial competitivo perante a concorrência.
Maior valor agregado ao produto
Por fim, por meio da automação dos processos, é possível entregar um produto final com maior valor agregado, principalmente quanto à qualidade obtida com o processo de produção mais tecnológico.