Blog

Serragem: Como realizar o processo de limpeza da forma correta?

O descarte correto da serragem (pó de madeira) é uma etapa essencial no processo produtivo, que pode garantir inúmeras vantagens. Por essa razão, é necessário que seja dada a devida importância a esse processo, evitando o acúmulo de resíduos e protegendo o meio ambiente. A limpeza superficial do ambiente não consegue remover com segurança todos os fragmentos de serragem.

Com tantas aplicações, existem inúmeras indústrias que manipulam madeira no mercado, o descarte correto do material resultante dos processos produtivos é essencial. Dependendo da produtividade do negócio, a quantidade de serragem produzida pode ser substancial, se acumulando no ambiente e causando diversos prejuízos, como veremos a seguir:

  • Problemas de saúde: um dos principais problemas do acúmulo de poeira e resíduos no ambiente de trabalho está relacionado à saúde dos trabalhadores. O acúmulo de serragem pode causar uma grande irritação das mucosas (garganta, nariz e olhos), além de proporcionar alergias, doenças respiratórias e doenças sistêmicas.
  • Risco de explosões e incêndios: a serragem é um perigoso agente de propagação de incêndios, visto que facilita que o fogo se espalhe com mais facilidade e agilidade. O acúmulo de serragem nas superfícies pode facilitar a incidência de explosões e incêndios no ambiente industrial.
  • Qualidade do produto: o excesso de serragem no ambiente e no maquinário pode prejudicar a qualidade do produto final, impactando a lucratividade e o posicionamento da empresa no mercado.

 

Artigos relacionados:

 

Como deve ser a limpeza e o descarte da serragem?

Primeiramente, é muito importante começar pela separação correta de todos os materiais, e caso seja possível, reaproveitá-los, garantindo mais sustentabilidade para o seu negócio. Além de contribuir para a rentabilidade, a empresa também reduz a produção de lixo.

Para que a serragem seja coletada com eficiência, o mais recomendado é que sejam utilizados exaustores e coletores de pó, que conseguem remover toda a serragem sem poluir ainda mais o ambiente. 

Outro fator muito importante é a disposição e a organização do ambiente dentro da indústria. Com tantas etapas dentro do processo, garantir que o ambiente fique o mais limpo o possível pode ser um verdadeiro desafio. É importante delimitar as áreas que produzem serragem, de forma a manter a emissão de resíduos em apenas um lugar.

Com a separação correta dos ambientes, você poderá não só reduzir os ambientes que terão serragem, como também evitar que esse tipo de resíduo cause algum problema nas demais etapas, como no acabamento e na pintura.

Uma vez realizada a coleta da serragem, todo esse material deve ser descartado corretamente, principalmente por conta do estrito controle e fiscalização aplicada pelos órgãos regulamentadores. O descarte incorreto pode fazer com que a empresa sofra punições, como multas. 

Nesse sentido, a reutilização desse material é uma saída inteligente e econômica para garantir a redução do lixo produzido, e também um melhor aproveitamento da matéria-prima disponível. Esse material pode ser utilizado na fabricação de outros produtos, ser comercializado como composto orgânico, entre outras alternativas.

É importante lembrar que o tipo de resíduo resultante da manipulação de madeira pode danificar os aspiradores convencionais, não sendo a melhor solução para esse tipo de necessidade. Nesse caso, é necessário contar com um coletor de pó específico, que pode ser:

Coletor de pó portátil: esses coletores são mais compactos e podem ser utilizados em pequenas fábricas ou marcenarias. Eles armazenam os resíduos em sacos coletores, que podem ser removidos e descartados.

Coletor industrial: essa solução é mais indicada para empresas maiores, que apresentam uma maior demanda de limpeza. Esse tipo de equipamento realiza a filtragem do ar, mantendo o ambiente limpo e livre de partículas.

 

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.