Blog

Smart Retrofitting

No meio industrial, é de conhecimento público que os equipamentos são caros e compõem grande parte do patrimônio de uma empresa. Com o avanço da tecnologia, novos equipamentos surgem constantemente, oferecendo novas possibilidades para o negócio. Contudo, a aquisição de um novo maquinário, apesar de parecer ser ideal, deve ser uma decisão muito analisada e planejada.

Uma alternativa a esse problema está no retrofit de máquinas, que pode otimizar a produtividade sem que seja necessária a compra de equipamentos novos. O termo retrofit tem origem na língua inglesa, e significa “atualizar o antigo”, ou seja, um equipamento considerado antigo ou obsoleto que ainda possui bom funcionamento, é atualizado para que ele se adeque a padrões mais modernos.

Nesse processo, é feita uma revisão e manutenção completas, recuperando o que é possível, e substituindo o que é necessário. Essa reforma torna o maquinário mais moderno e funcional, contribuindo para a produtividade da empresa sem que seja necessário investir em máquinas mais modernas. Esse processo foi inicialmente utilizado pela indústria aeronáutica, na década de 90, que ao invés de adquirir aeronaves mais modernas, reformava e atualizava as existentes para que elas se tornassem mais compatíveis com os equipamentos modernos.

 

Quais as vantagens do Retrofit?

Como vimos, o Retrofit pode trazer diversos benefícios para a empresa, principalmente quanto à redução de custos. Além disso, podemos mencionar:

  • Aumento da produtividade;
  • Menor número de interrupções por defeitos e quebras;
  • Maior segurança para os operadores do maquinário;
  • Modernização dos sistemas;
  • Aumento da integração entre sistemas e processos;
  • Manutenção facilitada;
  • Menor investimento.

 

Cálculo de retorno do Retrofit

Para que possamos obter o retorno financeiro de um investimento em retrofit, vamos usar o seguinte exemplo: Um robô soldador já obsoleto consegue soldar 100 placas de aço por dia. Sabe-se que a linha de pintura e montagem final consegue processar até 150 peças por dia, de forma que a linha de soldagem é o gargalo da fábrica para aumentar a produtividade.

Após realizado o retrofit desse maquinário, a sua capacidade de soldagem é otimizada, aumentando para 115 placas de aço por dia. O custo do retrofit é de 600 mil reais. Sabendo que cada produto final é vendido por 100 reais em média, qual o ROI e Payback do investimento em retrofit depois de 36 meses?

Supondo que a fábrica opera 12 horas por dia, com o robô antes do retrofit a linha produz 1200 peças por dia. Isto corresponde a um total de 120 mil reais por mês de produção. Após o retrofit, a capacidade da linha aumenta para 1380 peças por mês, o que corresponde a um total de 138 mil reais por mês de produção.

Assim, em 36 meses o resultado obtido com investimento será de 648 mil reais. O que corresponde a um retorno sobre o investimento (ROI), após 36 meses, de 8%.

 

Cálculo do Payback

Calculando o Payback
O payback é simples de calcular. Basta dividir o investimento inicial pela economia obtida. No nosso caso, o investimento no retrofit é de 600 mil. A economia obtida é 18 mil reais por mês. Assim, o Payback em meses é 34. Ou seja, após 34 meses o investimento no retrofit será totalmente pago.

 

 

O Retrofit de máquinas vale a pena?

É muito comum encontrarmos em uma empresa uma máquina que ainda está em funcionamento, mas apresenta problemas constantes, gerando grandes períodos de interrupção e alto custo de manutenção. Esse tipo de máquina, embora apresente alguns defeitos, ainda pode ser utilizada, e para isso, o retrofit  é uma solução eficiente. Além de otimizar o funcionamento da máquina, ele possibilitará uma grande economia, uma vez que não será necessário arcar com a compra de um equipamento novo.

O retrofit é uma estratégia que mantém ou aumenta a lucratividade da empresa em questão, mas mantém os custos mais controlados. Neste sentido, é uma estratégia muito buscada e que apresenta grandes resultados. Se a sua empresa está buscando uma solução como essa,entre em contato conosco!

 

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.