Case Metisa: Adequação de máquinas à NR-12 e modernização da produção
O desafio de adequar um parque fabril às normas atuais
O grande desafio da Fersiltec foi aliar a adequação das máquinas com a modernização da produção do parque fabril da Metisa. Atendendo às normas da NR-12, a Fersiltec oportunizou melhorias nos processos produtivos para gerar mais eficiência e segurança.
A Metisa trabalha com tecnologia avançada em ferramentas agrícolas, lâminas para corte de pedras ornamentais, laminação de aço, ferramentas de penetração de solo, acessórios ferroviários, peças para implementos rodoviários, além de ferramentas manuais e arruelas.
O processo de laminação de aço quente não é comum no Brasil e no mundo, por isso, as soluções de produção no mercado praticamente não existem. Pensando nisso, a Fersiltec estudou cada detalhe necessário para as adequações de NR-12 e retrofit de máquinas e os colocou em prática com eficiência e comprometimento.
“Falar da Metisa é algo excepcional. É uma honra poder fazer parte desse projeto, trabalhar com essa equipe e com todo esse time de transformação que foi construído. O desafio se transformou em oportunidade e foi inserido um novo ambiente de trabalho, muito mais moderno, tecnológico, seguro e confortável, unindo a prática de máquinas e equipamentos novos que foram construídos a propósito da solução, com novas metodologias operacionais”. Jean Carlos Ferrari – Diretor de engenharia da Fersiltec.
Veja o antes e depois:
NR-12 e retrofit de máquinas: mais segurança e eficiência na produção
A Fersiltec trabalhou desde o projeto inicial para adequação à norma NR-12 e o retrofit de máquinas. A solução foi desenvolvida internamente com uma equipe de fabricação, que, de acordo com o gerente técnico da Metisa, Jonas Lorenz Danker, “muito capacitada e empenhada”.
Para a NR-12, seguimos os procedimentos e entregamos adequações aceitas pelos Auditores Fiscais do Trabalho (AFT), atendendo aos requisitos da norma para promover segurança e mais conforto aos colaboradores da Metisa. O trabalho de retrofit de máquinas realizou uma verdadeira revolução e modernização dos processos de produção da empresa. Mudando drasticamente as operações manuais de riscos, retirando a variável humana, para procedimentos mecânicos automatizados com ciclos controlados e atividade precisa.
Assista ao vídeo com o antes e depois do parque fabril da Metisa:
Incentivar a mudança de comportamento
Um dos maiores desafios para a Metisa foi incentivar a mudança de comportamento de pessoal.
“Nós temos dois aspectos em relação às pessoas: a qualificação técnica, ou seja, preparará-las para essa nova tecnologia, o que não é difícil; e a mudança de comportamento das pessoas, que esse é o maior desafio”. Horst Arndt – Gerente de RH da Metisa.
Deixar velhos hábitos para trás não é uma tarefa fácil. Mas, quando sabemos que a mudança vem para proporcionar segurança e conforto para todos, o olhar também muda.
De acordo com o diretor-presidente da Metisa, Edvaldo Angelo, “poder contar com a Fersiltec, que é uma empresa de altíssima tecnologia, no que se refere a tecnologias eletroeletrônicas, mecânicas, de automação e mecanização de máquinas e equipamentos facilitou o caminho a ser percorrido”.
Veja o antes e depois:
Satisfação em atender uma empresa global
A Metisa tem mais de 75 anos de experiência. Seu estado de técnica é comparado com o da Alemanha. Atua em mais de 55 países, nos 5 continentes, e atende mercados como dos Estados Unidos, Espanha, Itália e Alemanha. Para a Fersiltec, é uma honra poder contribuir com o avanço de uma empresa de alcance global.
Satisfação do cliente
“A regulamentação da lei com a qualificação tecnológica classifica a Metisa como um dos principais produtores de laminados intermediários do mundo. Hoje, nós fornecemos para mais de 100 montadores de máquinas agrícolas, de carretas para caminhões, peças de subestrutura ferroviária, tratores para a construção civil, com tecnologias para tratamentos térmicos e laminadores totalmente automatizados. É necessário tirar um tempo para pensar no estado da técnica e, assim, é possível colocar a empresa dentro de um nível de competição mundial. Somos competitivos, porque os nossos processos de fabricação estão adequados com esse sistema que foi implantado, juntamente com a Fersiltec”. Edvaldo Angelo – Diretor-presidente da Metisa
Veja o antes e depois:
“O impacto de todas as mudanças que tiveram foi muito grande para nós. O advento das NRs também nos forçou a evoluir nessa mudança”. Adair Sandri – Gerente de produção da Metisa
Quer fazer como a Metisa?
Fale com a Fersiltec e faça uma avaliação: