Blog

Fábrica de gelo: 5 dicas para aumentar sua produtividade

Processos para automatizar uma fábrica de gelo

Atuar no ramo alimentício é um grande desafio, assim como em uma fábrica de gelo. Em um mercado que está cada vez mais competitivo, é necessário também estar atento às normas de segurança, métodos, equipamentos, produtividade, entre outros fatores. A prioridade nesse setor deve ser garantir a segurança e a qualidade do produto final, além de reduzir as perdas e trazer uma maior produtividade para o negócio.

Dentro de uma fábrica de gelo, esses conceitos representam uma grande parte do trabalho, pois a manipulação da matéria prima e do produto final deve seguir especificações muito restritas. Nesse sentido, é muito importante buscar formas mais inteligentes e otimizadas para a fabricação dos produtos, trazendo cada vez mais segurança e qualidade para o consumidor.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como aumentar a produtividade dentro de uma fábrica de gelo, garantindo uma maior produtividade, porém, sem perder a qualidade. Confira a seguir!

 

 Como aumentar a produtividade?

Com a chegada da indústria 4.0, a tecnologia passou a fazer parte do ambiente industrial de forma mais intensa, ajudando em todas as etapas produtivas e logísticas desse tipo de empresa. Além de trazer mais automação, também é possível ajustar alguns processos e aumentar a produtividade do negócio, sem que seja necessário investir em mais mão-de-obra ou aumentar a quantidade de matéria-prima.

 

 Problemas mais comuns em fábricas de gelo

Toda indústria possui os próprios desafios, e isso não é diferente dentro de uma fábrica de gelo:

  • Contaminação dos produtos;
  • Processo de ensacagem muito lento;
  • Dificuldades na movimentação dos produtos;
  • Falta de controle de estoque;
  • Perdas por armazenamento inadequado;
  • Entre outros.

 

 Dicas para aumentar a produtividade

Antes de mais nada, se organize: o layout da sua fábrica de gelo deve ser totalmente funcional, e fazer sentido para as etapas produtivas. Planeje o funcionamento de cada uma das fases que fazem parte da cadeia produtiva, desde o início da fabricação, até o armazenamento e logística. A falta de planejamento de layout leva ao desperdício de tempo e de mão-de-obra.

01 – Gestão da rotina: tão importante quanto a produção em si, é o planejamento da rotina dentro da fábrica. Determine quais são as suas prioridades, as atividades que devem ser realizadas e os objetivos. Dessa forma, nada passa despercebido e todos os processos serão cumpridos de forma adequada.

02 – Automatize a gestão: atualmente, é praticamente impossível gerenciar um negócio sem a ajuda da tecnologia. Para trazer mais praticidade, conte com um sistema de gestão eficiente, que permita que você automatize processos e ganhe mais produtividade no dia-a-dia.

03 – Automatize os processos: muitas etapas dentro da fabricação de gelo acabam sendo morosas quando realizadas de forma manual, como é o caso do ensacamento do gelo. A automação desse processo pode conferir mais agilidade e segurança, uma vez que a manipulação será reduzida. A movimentação dos produtos dentro da fábrica também pode contar com a ajuda da automação para agregar agilidade e praticidade para o processo produtivo.

04 – Conte com a ajuda dos dados: através da automação das etapas, os gestores também poderão contar com dados consolidados sobre tudo que acontece dentro da fábrica. Dessa forma, será possível estabelecer estratégias e ações mais seguras e efetivas, visando o crescimento do negócio e o aumento da produtividade.

05 – Invista em capacitação: de nada adianta contar com o melhor maquinário do mercado, se os seus colaboradores não estiverem preparados para utilizá-los. Por essa razão, investir em capacitação profissional é muito importante para aumentar a produtividade da sua fábrica.

 

 Integração de dados e informações de produção

Atualmente, quanto mais dados sobre os processos realizados a empresa tiver disponível, melhor será o seu processo de tomada de decisões. O gerenciamento estratégico de um negócio depende de dados consolidados sobre a realidade produtiva, para que sejam implementadas ações mais assertivas e inteligentes.

Através da automação, é possível garantir que os gestores tenham uma visão mais clara sobre tudo o que acontece na cadeia produtiva, e consigam planejar e implementar ações de melhoria. Além disso, com a ajuda da integração de dados, todo o processo produtivo pode ser alinhado, trazendo mais produtividade e excelência para a indústria.

Automação e controle de dados e processos

 

 Por que automatizar os processos em uma fábrica de gelo?

Como vimos, a fabricação de gelo é um processo muito delicado, que envolve a obediência a diversas normas de produção e manipulação, a fim de entregar um produto de maior qualidade e segurança para o consumidor.

Por esse motivo, a automação dos processos dentro desse tipo de indústria se configura como uma estratégia indispensável para quem busca esse tipo de valor.

 Benefícios da automação e integração de processos produtivos

Independentemente do setor de atuação, a automação dos processos produtivos pode trazer inúmeras vantagens para um negócio, como:

  • Maior agilidade;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior qualidade no produto final;
  • Mais segurança;
  • Redução de custos;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Dados mais assertivos;
  • E muito mais.

Contar com a ajuda da tecnologia pode trazer muitas vantagens para uma fábrica de gelo, ajudando a se firmar como uma marca mais confiável e consolidada no mercado, além de ajudar a reduzir desperdícios e produzir mais com menos.

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.