Blog

Automação industrial: por que e como implementar

como implementar automação industrial e saber se vale a pena

A automação industrial é essencialmente adicionar elementos atuadores no processo industrial de forma que ele se torne independente da interferência humana. Portanto, a grosso modo, automatizar é remover a necessidade de uma ação humana direta no processo produtivo.

Entretanto temos de ter cuidado para não concluir este conceito de maneira precipitada, afinal dizer que a remoção direta da ação humana no processo não significa eliminá-la por completo da fábrica.

Com esta nova perspectiva do processo, muitas vantagens e facilitadores surgem para empreendimentos que implementa esta tecnologia.

Como saber se automação industrial é para você?

Para conseguir uma resposta para este questionamento, temos que analisar com mais cuidado alguns benefícios trazidos pela automação industrial, como por exemplo:

  • Facilidade na padronização do processo;
  • Capacidade expandida de trabalho em ambientes e condições insalubres;
  • Alta confiabilidade;
  • Qualificação do corpo de trabalho como um todo;
  • Economia de energia;
  • Possibilidade de implementação da indústria 4.0;
  • Redução de custo;
  • Maior facilidade de ações que visam a sustentabilidade;

Portanto, diante de tantos benefícios, a empresa pode considerar adotar soluções de automação, afinal otimizar o processo de forma a diminuir os custos e maximizar a qualidade do produto final são o foco da maioria das empresas e uma das maiores promessas dos processos automatizados.

Tesla elon musk automação industrial

Tesla teve problemas por excesso de automação industrial

 

A automação industrial entretanto não é vantajosa em todos os casos, em todas as empresas ou em todos os setores. Podemos citar o exemplo de Elon Musk, que com o excesso de automação da Tesla, sua montadora de carros elétricos, acabou verificando resultados não muito positivos. O famoso empresário da tecnologia acabou por remover alguns robôs da linha de produção e trazendo de volta pessoas para alguns dos processos onde a automação trouxe pouco ou nenhum resultado efetivo na produtividade. Isto nos mostra a importância do estudo cuidadoso de como será feita a automatização de sua fábrica.

E agora, como implementar?

Para se dar início ao processo de automatização é fundamental a elaboração de um projetoO primeiro passo em um projeto de automação industrial é também o mais importante:

Definir os objetivos

Quanto mais completo e detalhado os objetivos forem (o que não quer dizer que devam ser complexos e difíceis de entender), e quanto mais cedo eles forem estabelecidos, melhor para a empresa. Não adianta instalar máquinas e equipamentos de última geração, mas que não atendam a um objetivo específico e que ajude os operadores no seu trabalho.

O segundo ponto é entender a motivação para realizar este projeto em particular. É ela que sustenta a definição dos objetivos e o processo decisório. Comunicação é fundamental em todo trabalho e num projeto de automação industrial não é diferente. Defina qual tipo de informação deve ser apresentada e em qual formato, quais são os milestones do projeto e com que frequência as informações devem ser apresentadas.

Converse com todos que de alguma forma estão relacionados ao projeto de automação industrial, desde os operadores e profissionais de manutenção aos gerentes de suprimentos e logística. 

Outro detalhe importante é a documentação do projeto, tanto durante como depois da implementação. Os desenhos e diagramas industriais, bem como as memórias de cálculo e documentos técnicos, devem estar disponíveis e apresentados de forma clara.

Ter o suporte de uma empresa especializada em projetos e com experiência para atender todos esses pontos é essencial para implementar um projeto que valha a pena.

Depois de elaborado o projeto pode-se partir para a implementação, onde devem ser seguidas boas práticas para o melhor resultado final possível. Alguns cuidados como ser realista e ter claro quais são os recursos disponíveis na empresa e quais os limites de alcance são fundamentais. Além disso é muito importante levar em consideração o fator humano, que algumas vezes acabam sendo negligenciados. Problemas de comunicação, divergência no entendimento de processos e regras, entregas fora do prazo e incompletas podem comprometer um ambiente eficiente e saudável de trabalho.

Temos um material gratuito para download discutindo em mais detalhe todas as etapas do planejamento e implementação de um projeto de automação industrial, confira:ebook com 11 passos para implementar automação industrial desde o projeto

Diante disso, podemos ver que a automação é um grande investimento, e como se não bastasse ele ainda abre portas para um dos maiores e mais recentes avanços da indústria do século 21, a indústria 4.0.

 

Automação e a indústria 4.0

automação industrial e engenharia de segurança são especialidades da Fersiltec

A automação industrial pode abrir muitas portas para um empreendimento, inclusive para a modernização rumo à indústria 4.0. Isto acontece pois, com a automação, é criada uma boa base para a adição de novas tecnologias no processo.

Nesta fase as máquinas já têm capacidade de operação autônoma, ou seja, em toda estrutura já  existem sensores, atuadores, sistemas de controle e supervisão, etc. Isto significa que para a implementação da indústria 4.0 parte da base de infraestrutura necessária já está instalada, só precisam ser adicionados alguns novos elementos, mas sem grandes mudanças no esqueleto da fábrica.

Um passo para o futuro

Depois de tomada a decisão de investir na automação para seu processo, a transição das empresas à indústria 4.0 pode ficar bem mais natural, e lembrando que ela é um avanço essencial para o sucesso no atual mercado globalizado. 

O monitoramento, integração e automação de processos abrem as portas para a implantação propostas inovadoras em todas as etapas da produção. Novas tecnologias trazem soluções adaptáveis para diferentes necessidades, setores e modelos de trabalho em diversos graus de implantação e custos. O objetivo é que o acesso a estes dados dê aporte à gerência na tomada de decisões estratégicas e possibilite a implementação racional de novas dinâmicas de trabalho.

A integração pode ser gradativa e pontual. É possível implantar a manutenção preditiva ou o monitoramento logístico de setores essenciais de uma indústria a custos reduzidos. A indústria 4.0 cria novas possibilidades de mercado para melhor atender à indústria, e modelos e soluções que surgem para atender demandas específicas de cada setor.

Fica assim demonstrada a abrangência e aplicabilidade da indústria 4.0, não como uma teoria acadêmica, mas como uma proposta de soluções práticas para os problemas da indústria contemporânea.

Concluindo

Saiba que mesmo que as vantagens da automação industrial sejam muitas, cada caso é um caso, e a implementação requer uma avaliação cuidadosa e soluções equilibradasEste equilíbrio pode ser bem alcançado se o processo for bem compreendido, de maneira que sejam conhecidos as melhorias almejadas, os objetivos futuros, os prazos para alcançá-los e o que já existe na fábrica atual, inclusive sua capacidade produtiva.

Para isto é fundamental a busca pela evolução, e pavimentar os caminhos para a indústria 4.0 com soluções inteligentes em automação industrial pode ser um fator crítico agora para manter seu negócio competitivo no mercado.

 

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.