Inversor de Frequência variável o que é e quais são suas vantagens
Os Inversores de Frequência são dispositivos responsáveis pelo controle de velocidade de motores elétricos e são muito utilizados na indústria. Eles surgiram como uma solução prática na substituição dos motores de corrente contínua pelos motores de corrente alternada. Mas como esse equipamento funciona e quais são as suas utilidades?
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, confira esse artigo que preparamos exclusivamente para você!
O que é um Inversor de Frequência Variável?
O Inversor de Frequência Variável é um equipamento que realiza a variação do giro e da tensão de um motor trifásico. Ele também é conhecido como Drive de Velocidade Variável, Drive de Frequência Ajustável, Microdrive, Inversor, entre outros. Ele é capaz de variar a velocidade do giro do motor de indução trifásico, transformando a corrente elétrica alternada fixa, em uma corrente elétrica variável.
Dessa forma, a principal função do Inversor de Frequência Variável é alterar a frequência da fonte que alimenta o motor, de forma que ele consiga seguir frequências diferentes fornecidas pela rede de forma constante. Com isso, é possível realizar o controle da velocidade de rotação do motor de forma eficiente.
Quais as vantagens do Inversor de Frequência Variável?
O Inversor de Frequência Variável realiza a mudança da frequência já na entrada dela no motor, e isso proporciona diversos benefícios, como veremos a seguir:
- Contribui para a regulagem da pressão e vazão quando utilizado em compressores e bombas;
- Pode substituir os variadores eletromagnéticos e os mecânicos;
- Contribui para a redução dos níveis de ruído do sistema;
- Possibilita a automação industrial;
- Possui uma implantação simples;
- Economiza energia elétrica;
- Aumenta a vida útil dos motores;
- Entre muitos outros benefícios.
Onde o Inversor de Freqüência Variável pode ser utilizado?
O Inversor de Frequência Variável é um dispositivo muito versátil e pode ser aplicado de diferentes formas. Por exemplo: Na indústria, ele pode ser utilizado em diversos tipos de máquinas e equipamentos, como rotuladoras, esteiras, bobinadeiras, ventiladores, entre muitos outros.
Ele contribui diretamente para a automação industrial, e sua aplicação pode ser realizada em maquinários de diversos setores e funções, otimizando as atividades dentro da indústria e agregando valor e produtividade. Além disso, além de economizar energia e reduzir custos, ele ajuda a aumentar a durabilidade dos equipamentos, diminuindo a necessidade de manutenção e substituição de máquinas.
Relacionados:
- Por que usar robôs colaborativos em vez de robôs industriais convencionais?
- Erros mais comuns na automação robótica que sua indústria deve evitar
- Por que usar robôs colaborativos em vez de robôs industriais convencionais?
Quais os tipos mais comuns de Inversores de frequência variável no mercado?
Podemos separar os Inversores de Frequência Variável em dois tipos principais: Inversor de Frequência Escalar e Vetorial. Vamos entender como cada um deles funciona abaixo:
Inversor de Frequência Escalar
Esse tipo de Inversor de Frequência é baseado nas equações de regime permanente. Ou seja, o sistema é baseado na relação V/F constante (tensão / frequência). O seu desempenho é limitado, sendo assim ele é utilizado para a execução de tarefas simples e de baixa demanda, como manutenção de velocidade de um motor ou controle de partida e parada. Ele é aplicado em ventiladores, bombas e maquinários simples.
Inversor de Frequência Vetorial
Em comparação com os Inversor de Frequência Escalares, os Inversor de Frequência Vetoriais são equipamentos que apresentam uma maior complexidade e desempenho dinâmico. Ele funciona por meio da programação de parâmetros do motor, como indutâncias, resistências, e corrente nominais, alterando a relação entre frequência e tensão.
São mais comumente utilizados em máquinas mais complexas, que demandam uma maior variação de velocidade, controle e precisão, como: guinchos, elevadores e máquinas operatrizes.
Aplicações mais comuns na Indústria
Os Inversores de Frequência Variável são equipamentos que podem ser aplicados em diversas máquinas, com funções diferentes. Tudo vai depender do objetivo a ser atingido com essa otimização, seja em equipamentos simples, ou maquinários de maior complexidade.
Na Indústria, são muito utilizados em compressores, turbinas hidráulicas, bombas, esteiras de transportes, e muitos outros. Os Inversores de Frequência Variável possuem uma ampla gama de aplicações, podendo melhorar os processos industriais, reduzir o consumo de energia e diminuir a emissão de ruído.