Blog

Tomando as decisões corretas em automação

Com tanto potencial tecnológico à nossa disposição, como as empresas decidem a melhor estratégia de automação?

Pode ser bem fácil se deixar levar, pela enorme variedade de opções. Mas um resultado muito comum quando falamos em decisões em automação são projetos muito caros, que levam muito tempo para implementar, e falham em atender aos objetivos do negócio.

Uma estratégia de automação bem sucedida requer boas decisões em diversos níveis. Empresas devem escolher quais atividades serão automatizadas e qual o nível de automação utilizar (desde simples controladores programáveis por lógica, até robôs altamente sofisticados guiados por sensores e algoritmos adaptativos), e quais tecnologias adotar.

Em cada um destes níveis, empresas devem garantir que sua planta atende os seguintes critérios:

 

1. A estratégia de automação deve estar alinhada com o negócio e a estratégia de operação.

Assim como já comentamos anteriormente, a automação pode alcançar quatro objetivos chave: melhoria na segurança do empregado, redução de custos, melhoria de qualidade, e aumento de flexibilidade.Se bem implementada, a automação pode fornecer melhorias em todas essas áreas, mas o equilíbrio de benefícios pode variar de acordo com as tecnologias adotadas, bem como sua implementação.O equilíbrio ideal de qualquer fábrica dependerá de sua estratégia operacional de forma geral e de seus objetivos de negócio.

 

2. Programas de automação devem iniciar com uma abordagem clara do problema.

Também é importante que seja incluído, os motivos que justificam a automação como a solução correta. Todo projeto deve ser capaz de identificar onde e como a automação pode oferecer melhorias, e mostrar quais destas estão ligadas à estratégia global da empresa.

 

3. A automação deve mostrar um retorno financeiro claro.

Ao iniciar seus investimentos em automação, as empresas, especialmente empreendimentos maiores, devem tomar cuidado com alguns excessos em:

  • Especificações;
  • complicações;
  • em gastos.

A escolha do nível correto de complexidade, para atender necessidades do tempo atual e do futuro em perspectiva. Requer um profundo conhecimento dos processos da organização e dos sistemas de manufatura.

Se automatizar seu empreendimento parece ser uma boa alternativa, conheça os serviços oferecidos pela Fersiltec, referência em automação industrial. Entre em contato, tire suas dúvidas e vamos trazer sua empresa para uma realidade focada em rentabilidade, segurança e inovação.

 

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.