Blog

A robótica industrial do século XXI é colaborativa

a-robotica-industrial-do-seculo-xxi-e-colaborativa

A aplicação de robôs na indústria tradicional já teve seu grande marco de pioneirismo na 3ª revolução industrial, principalmente nas empresas de grande porte como as grandes montadoras de automóveis.

Entretanto nesta época mesmo com a contínua evolução e miniaturização de componentes, a robótica industrial ainda se via restrita às empresas gigantes.

Agora estamos vivendo uma nova revolução tecnológica com a indústria 4.0, e com ela diversos novos paradigmas conceituais, por exemplo, entre os robôs industriais tradicionais e os mais novos robôs colaborativos (cobots).

Neste último paralelo vale pontuar que para as atividades repetitivas, perigosas e exigentes, os robôs industriais continuam atendendo bem a demanda. Mas o que vem de novidade com os cobots são a versatilidade e flexibilidade de se ter operadores trabalhando cooperativamente ao lado de robôs.

 

Operadores trabalhando junto a robôs, desenvolvidos com a robótica industrial.

Neste novo cenário a grande sacada foi manter as vantagens já oferecidas pela robótica tradicional sem que entretanto se perdesse a capacidade de decisão e discernimento exclusivamente humanos.

Outro marco inédito que vem com os robôs colaborativos é a robótica não ser mais  exclusiva às empresas gigantes, ou seja, agora ela também pode fazer parte de seu pequeno ou médio empreendimento.

Se quiser saber mais sobre este tema e ver se vale a pena trazer esta tecnologia para sua fábrica não deixe de conferir nosso e-book: “minha empresa é pequena demais para robótica?”.

Afinal, o que os cobots podem fazer pela sua empresa ?

 

Os robôs colaborativos vem com grande força junto com a indústria 4.0, e nada mais natural, já que são um de seus grandes adventos.

O trabalho colaborativo com robôs traz um cenário no chão de fábrica muito particular e interessante no sentido produtivo, tanto em termos de flexibilidade, quanto em eficiência em custo, o que dá fortes estímulos para crescimento das indústrias na direção da robótica colaborativa industrial.

 

Aubo realizando a operações, em um ambiente fabril, que possui a tecnologia da robótica industrial.

Além de tudo vale lembrar que os robôs colaborativos são bem independentes em relação ao tamanho de uma empresa. Mesmo que ele seja médio ou pequeno, é possível obter um retorno de investimento (ROI) rapidamente. Confira a nossa planilha de ROI da robótica colaborativa.

 

E a robótica industrial no mercado brasileiro?

O Brasil também vai caminhando na direção da implementação dos cobots na medida que nossas fábricas vão ao encontro da indústria 4.0.

Um exemplo de robô colaborativo no mercado nacional é o AUBO i5, que foi feito exatamente com o intuito de ser o mais versátil possível. Isso significa que ele pode ser programado no próprio chão de fábrica,  dada a possibilidade de aprendizado manual por meio de sensores de torque e visão computacional do ambiente.

 

O AUBO i5 demanda ainda baixo gasto com manutenção e baixa necessidade de treinamento dos operadores. Além disso o Aubo i5 pode se tornar funcional em um ambiente industrial rapidamente, sem necessidade de alterações na estrutura ou treinamento avançado de funcionários. Esta característica afeta diretamente as perspectivas de retorno financeiro em relação ao investimento inicial em robótica. Tudo isto faz com que o investimento se pague em menos de um ano.

 

Robôs industriais para estar à frente

Vimos como pode ser vantajoso o investimento em robôs colaborativos para o um empreendimento industrial.

A robótica industrial é sem dúvida uma grande vantagem competitiva para quem quer se manter bem em um mercado que já se configura muito diferente do que era poucos anos atrás, e por essa razão estar atento às novidades é vital para o negócio.

Vale então lembrar que um processo de automação eficiente e com alta competitividade é uma das principais razões para o investimento em cobots, tanto pelo incremento produtivo quanto a garantia de segurança e cumprimento de normas técnicas.

 

Saiba mais sobre o AUBO i5, a solução em automação e robótica industrial colaborativa da Fersiltec.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.