Blog

OEE na indústria: Eficácia geral dos equipamentos.

oee-sistemas-supervisorio-fersiltec

OEE

O aumento da competitividade no mercado fez com que as empresas precisassem disponibilizar seus produtos com maior agilidade, qualidade, confiabilidade e tecnologia, tudo isso com o menor custo possível. Uma das maneiras de conseguir alcançar esse objetivo e atender às demandas do cliente é através da otimização do controle de recursos.

Nesse sentido, estão incluídas as decisões sobre a criação de novos produtos, tipo de tecnologia a ser utilizada nesse processo, custo com a mão de obra, planejamento e organização. Para que a empresa consiga tornar essas decisões mais eficientes e assertivas, é importante considerar alguns indicadores relevantes nesse processo como o OEE (Overall Equipment Effectiveness).

Esse indicador é um dos mais importantes utilizados no ambiente industrial, uma vez que possibilita medir a eficiência geral do processo produtivo de uma empresa.

Sistemas supervisórios ajudam a obter qualidade e eficiência dos processos na indústria.

Sistemas supervisórios são efetivos na obtenção de dados e eficiência dos processos industriais.

Os indicadores

Ele permite que os gestores saibam o tempo de eficiência total de uma máquina no formato de uma porcentagem, utilizando três métricas essenciais que são:

Disponibilidade: se refere a quantidade de tempo total em que um equipamento ficou parado durante o processo produtivo;

Desempenho: permite a mensuração da quantidade de tempo em que a máquina funcionou de acordo com as expectativas e capacidade;

Qualidade: comparando os resultados dos produtos fabricados, é possível medir a quantidade de produtos com defeito e as necessidades de reparos ou retrabalho.

Como esse indicador possui um cálculo muito específico de acordo com os tipos de máquinas e processos utilizados, não existe uma definição de normas a serem seguidas. Contudo, é uma maneira muito eficiente de medir a situação dos processos produtivos dentro da Indústria.

Dessa forma, cada empresa consegue desenvolver individualmente uma definição compatível com as suas demandas e necessidades.

+Leia Mais: Como Convencer o Gestor a Investir em Manutenção Industrial

 

OEE – como é feito o cálculo desses indicadores?

O OEE é calculado da seguinte forma:

OEE = disponibilidade x performance x qualidade

Agora vejamos mais detalhadamente o que representa cada um desses indicadores:

Disponibilidade: esse indicador demonstra a situações ou eventos que fazem com que a linha de produção seja interrompida e o resultado seja impactado.

Nesse sentido, podemos considerar tempo de setup das máquinas, necessidade de manutenção, falta de matéria-prima, entre outros fatores. Ou seja: a disponibilidade demonstra as ocorrências não esperadas que podem causar algum prejuízo ao processo.

É importante lembrar que as manutenções preventivas ou programadas não podem ser consideradas no cálculo desse indicador.

Desempenho: no cálculo desse indicador é considerada a velocidade de produção atual, comparada com a velocidade que o equipamento pode alcançar. Podem impactar neste resultado a habilidade dos operadores, problemas com materiais que estão fora da especificação, e a falta de capacitação dos funcionários.

Outro cálculo que é importante considerar nesse fator é o tempo operacional. Ou seja: é subtraído o tempo em que a máquina esteve em processo de manutenção ou apresentou alguma falha.

Qualidade: toda a indústria possui os seus parâmetros de qualidade para os produtos fabricados. Definidos esses parâmetros, caso o produto não atinja o nível esperado, ele pode ser considerado, como refugo ou perda.

 

O cálculo do OEE

Agora que já conseguimos obter os resultados desse 3 indicadores principais, conseguimos fazer o cálculo do OEE utilizando a fórmula citada anteriormente.

Gráfico mostrando como é feito o cálculo da OEE.

 

Com base nos resultados obtidos com esse cálculo, a empresa consegue determinar se a sua produção está de acordo com as suas demandas e planejamento estratégico. Quanto mais confiáveis forem as informações utilizadas, mais realista será o resultado obtido.

  • Você saberá com que frequência os equipamentos ou maquinários ficam disponíveis para operar.
  • Terá dados indicando o quão eficiente está sendo a sua produção.
  • Mensuração de qualidade dos produtos.

 

Classificação dos índices de eficiência:

Perfeita: 100% de eficiência.
World Class: 85% de eficiência.
Média: 60% de eficiência.
Baixa: 40% de eficiência.

 

Soluções em automação e robótica industrial da Fersiltec

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.