Blog

4 Tecnologias para facilitar a transformação digital das indústrias

A transformação digital vem se tornando uma realidade cada vez mais presente na indústria e as novas tecnologias estão causando grandes transformações no setor. Essas mudanças estão causando grandes impactos nesse setor e a tendência é a de que esses avanços continuem aumentando.

Essa transformação trouxe para a indústria a chamada Quarta Revolução Industrial, e junto a ela surgiram inúmeras tecnologias, visando otimizar os processos e facilitar a rotina. E é sobre esse tema que iremos tratar neste artigo. Continue conosco e descubra como essas tecnologias podem ser aplicadas na rotina de uma indústria.

 

O que é a Transformação Digital?

Com o avanço da modernidade, a transformação Digital atingiu diversos setores da economia, incluindo a indústria. Ela diz respeito à utilização de soluções tecnológicas para otimizar as rotinas e processos dentro de uma empresa. Essa modernização faz com que a empresa conquiste um melhor posicionamento estratégico no mercado e resultados cada vez mais positivos. Todo esse processo acabou ficando conhecido como a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.

Essa transformação é marcada pelo encontro das tecnologias mais modernas e ferramentas que visam otimizar os processos. Podemos mencionar algumas dessas  soluções, como:  a impressão 3D, Big Data e Computação em Nuvem. Iremos tratar de cada uma delas de forma mais detalhada a seguir.

 

Tecnologias utilizadas na Transformação Digital nas Indústrias

Como citamos anteriormente, essa transformação digital ficou marcada pela utilização de novas tecnologias, que são aplicadas para otimizar as atividades e processos dentro de uma indústria. Mas quais dessas tecnologias podem facilitar o processo de transição para essa nova era de modernização digital?

O objetivo dessa transformação é trazer modernidade e otimização a todos os processos e etapas que ocorrem em uma indústria, de forma a garantir um melhor desempenho e uma vantagem competitiva no mercado, desde a implantação de sensores em equipamentos até a logística dos produtos no pós-produção. A transformação digital busca facilitar e estabelecer uma comunicação entre todos os processos que compõem a indústria.

Visando facilitar a adequação a essa revolução digital, separamos as quatro principais tecnologias que podem ser implantadas na indústria. Veja a seguir:

 

Internet das Coisas

Muito se fala dessa tecnologia, mas muitas pessoas ainda não sabem do que se trata esse recurso. A Internet das Coisas se refere à conexão de objetos, como equipamentos, máquinas ou outros recursos, objetivando a coleta e troca de informações. Esse recurso é tido como base dessa nova Indústria 4.0, pois possibilita a conexão do chão de fábrica de forma efetiva.

Essa conexão se dá por meio de sensores que são instalados nos equipamentos, que podem informar por meio de alertas quando ocorre um comportamento atípico ou alguma falha no seu funcionamento. Esses sensores também podem ser utilizados para monitorar a movimentação de colaboradores, equipamentos e produtos dentro da fábrica. Essas informações são muito importantes para facilitar o processo de gestão e logística dentro da indústria.

Relacionados:

 

Inteligência Artificial

Tão importante quanto a Internet das Coisas, a inteligência artificial é responsável por boa parte da transformação tecnológica dentro da indústria. Por meio dela, é possível tornar os sistemas mais autônomos e independentes, aprendendo, tomando decisões e resolvendo problemas sem a ajuda de humanos. Tudo isso utilizando informações coletadas e compartilhadas.

Já é possível encontrar diversos exemplos da utilização de inteligência artificial na indústria, como a utilização de robôs na linha de produção e inspeção do maquinário, veículos autônomos, entre outros.

 

 

Big Data Analytics

Esse recurso é responsável pela análise e interpretação das informações coletadas, por meio de uma estrutura complexa, que captura e gerencia os dados coletados.

É uma análise aprimorada de um grande volume de dados, que busca criar insights para a indústria. O Big Data ajuda a estabelecer uma gestão mais eficiente, antecipando necessidades por meio da análise. Ele contribui diretamente para a melhoria da relação com os clientes e uma estratégia de mercado mais assertiva.

 

Impressão 3D

A impressão 3D trouxe para a indústria uma nova gama de possibilidades, uma vez que permite a criação de modelos tridimensionais. Isso permite que os produtos sejam personalizados, aumentando a vantagem competitiva da indústria perante os seus concorrentes. Essa tecnologia é muito aplicada na criação de peças,  protótipos e ferramentas a serem utilizadas na fabricação, até mesmo na composição do produto final.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.