Blog

Como contratar serviço externo de manutenção industrial

servico-terceirizado-manutencao-industrial

A manutenção industrial é a tarefa mais importante para o bom funcionamento da planta de uma fábrica. Ao mesmo tempo, é provavelmente a parte da automação industrial mais negligenciada.

Serviços de manutenção são necessários para:

  • Manter a linha rodando;
  • Ter um bom nível de precisão;
  • Reduzir tempo de máquinas fora de serviço (downtime).

Nesse sentido, muitas fábricas recorrem a contratação de serviço externo de manutenção. E a sua empresa, sabe como contratar o melhor serviço?

Vamos explicar aqui o que deve ser considerado na hora de contratar uma empresa externa e como garantir o funcionamento ótimo de sua fábrica.

 

O que levar em conta para contratar um serviço externo de manutenção industrial

Independentemente de quais máquinas a sua fábrica utilize, é importante que a empresa tenha definido uma estratégia de manutenção. A própria empresa externa pode prestar consultoria e auxílio para implantação de um plano de manutenção adequado.

+Saiba Mais: Qual a melhor estratégia de manutenção para a sua empresa?

É preciso ter em mãos um mapa de todas as máquinas que precisam de manutenção e o tempo que cada uma precisa. A partir, daí é feito um cronograma visando diminuir o número de máquinas fora de serviço e o tempo no qual elas ficam sem operar.

A contratação de serviço externo de manutenção é muito comum quando células robóticas e equipamentos complexos fazem parte da fábrica. Máquinas sofisticadas exigem qualificação e treinamento específicos, de forma que dificilmente vale a pena manter pessoal próprio para essas máquinas. Este é o primeiro ponto a ser avaliado em uma empresa que presta serviços de manutenção e também a maior preocupação da Fersiltec.

Experiência e conhecimento

Na hora de escolher o prestador de serviços externos, tenha certeza que ele possui conhecimento especializado em manutenção industrial. Isso é especialmente importante para o caso de linhas de montagem complexas e altamente robotizadas.

Existem empresas generalistas que trabalham com terceirização de serviços de engenharia dos mais diversos tipos. Elas não são uma boa opção. Dê preferência por companhias genuinamente de manutenção e automação industrial. Algumas aplicações industriais exigem conhecimentos especiais e um empresa com experiência e profissionais especializados é preferível à companhias generalistas.

Técnicas de manutenção condizentes com a planta

As firmas que oferecem serviços de manutenção e automação geralmente oferecem vários pacotes de serviços. A razão disso é que linhas de montagem possuem diferentes níveis de sofisticação e tipo de maquinário diferente.

É fundamental que seja identificado o pacote de serviços mais condizente com a fábrica em questão. Um pacote muito avançado e amplo para um linha pouco robotizada não irá proporcionar um bom custo benefício. Da mesma forma, um pacote muito básico pode deixar a fábrica na mão caso a linha de produção seja baseada em robôs soldadores sofisticados e CLPs de última geração.

A Fersiltec possui vasta experiência de chão de fábrica e na automação e manutenção de linhas industriais. Ser referência em manutenção industrial é um dos objetivos da empresa e a inovação é parte fundamental da Fersiltec. Nossos pacotes de serviços são customizados para cada cenário industrial e toda a estratégia de manutenção é desenhada em conjunto com o cliente.

+ Saiba mais: 6 Bons motivos para terceirizar a manutenção industrial da empresa.

Dicas práticas para escolher o serviço terceirizado de manutenção para a fábrica:

Algumas dicas rápidas que podem ajudar a identificar um bom provedor de serviços de manutenção:

  • Firmas especializadas possuem equipamentos para diagnóstico computadorizado e ferramentas de simulação. Verifique se o seu prestador de serviço dispõe de equipamentos adequados.
  • Além de informações sobre o pacote de serviços e orçamentos, peça também dados sobre os equipamentos da empresa externa. Essas informações devem incluir:
  1. Quais equipamentos de teste a empresa possui;
  2. Com quais ferramentas de diagnóstico eles trabalham;
  3. Inventário de certificação e calibração de todos os equipamentos da empresa externa.
  • O grande objetivo da manutenção industrial é diminuir o downtime das máquinas e consequentemente da linha de produção. Estabeleça conjuntamente com a empresa externa metas e limites para o downtime dos equipamentos.

Estabeleça também como será feita toda a documentação do processo de manutenção. Isso é importante caso um dia a empresa venha ser substituída por outro prestador de serviço.

Além de todos esses pontos, é importante ter em mente que a contratação do serviço externo de manutenção não exime a empresa de acompanhar e verificar o plano de manutenção. Apesar das garantias contratuais, ficar de olho em como a manutenção está sendo feita é papel da empresa contratante.

 

Vantagens de contratar serviço externo de manutenção

Contratar um serviço externo de manutenção implica em várias vantagens. Ainda assim, muitas companhias resistem a contratar um prestador de serviço, seja por razões financeiras ou técnicas. Nos dois casos as vantagens do serviço externo justificam a contratação:

  • A manutenção de pessoal próprio exige que eles sejam treinados e especializados nas máquinas da empresa. Em casos de linhas automatizadas e complexas esse custo não compensa;
  • Empresas externas, além de possuírem pessoal especializado, têm também convênios e parcerias com os fabricantes de equipamentos para realização de treinamentos;
  • Os profissionais de empresas externas possuem experiência em várias indústrias e plantas diferentes. Essa bagagem é extremamente importante para um plano de manutenção eficaz.

Uma boa comparação é a seguinte: Qualquer pessoa tem condições de consertar problemas básicos do próprio carro. No entanto, um bom mecânico fará o serviço em um tempo muito menor, com mais qualidade e com as ferramentas corretas.

+Saiba mais4 Motivos para contratar automação e manutenção industrial da Fersiltec.

Ao contratar um serviço externo de manutenção com a Fersiltec, sua empresa está basicamente contratando essas três coisas: Menor downtime das máquinas e equipamento, manutenção de alta qualidade e utilização das melhores ferramentas de manutenção do mercado.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.