Blog

NR-12 – Segurança no trabalho garante competitividade

Competitividade por meio da Segurança no Trabalho

Normas costumam ser vistas com desconfiança pela indústria, pois implicam em custos e trabalho adicional para sua implantação. Apesar da dificuldade em se encontrar uma regulamentação que equilibre as necessidades de segurança no trabalho e ao mesmo tempo não seja custosa para as empresas.

O fato é que a NR-12 – norma de segurança mais importante para a indústria – é fundamental para a segurança no trabalho e deve ser implementada corretamente.

Para além do atendimento à legislação e garantia da segurança dos colaboradores e patrimônio, o cumprimento da norma também traz outros benefícios. Vamos falar sobre estes benefícios, sobre e como estar dentro da norma pode fazer sua empresa evoluir.

 

O Brasil e os acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho estão na raiz da NR-12. São eles os grandes motivadores da existência da norma e da preocupação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) com sua fiscalização.

O Brasil figura na 4º posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Em média, são 700 mil acidentes registrados por ano. Os números são incômodos e colocam o país atrás somente de China, Índia e Indonésia.

Tendo em vista o tamanho desproporcional das populações indiana e chinesa, pode-se dizer que o Brasil ocupa um lugar ainda mais destacado no ranking.

É interessante que os valores gastos com provisões e para cobrir afastamentos e ações judiciais são superiores ao que seria gasto com equipamentos de segurança no trabalho. Ou seja: adequar-se às regras e ter os equipamentos necessários, na verdade, sai mais barato do que tentar economizar com o cumprimento da NR-12.

Os gastos de estar fora da legislação não param por aí. Confira os problemas que o não seguimento da NR-12 acarreta para sua empresa.

 

Problemas de não seguir a NR-12

Além dos gastos com ações judiciais e provisões, há também o custo de novas contratações e o investimento em treinamento para a qualificação dos novos colaboradores. Esse aspecto é geralmente deixado de lado na estratégia das empresas.

Ter uma rotatividade alta é sinal de que algo está errado e que muito dinheiro está deixando de ser investido no corebusiness da empresa.

Quando se pensa nas máquinas, novamente a ocorrência de acidentes só traz prejuízos. Incidentes que envolvem máquinas podem resultar na retirada da máquina para vistoria e manutenção. Dependendo do acidente, o equipamento pode sofrer avaria e mesmo ser comprometido.

Mas talvez, o problema mais grave seja a autuação e possibilidade de multa da empresa por parte do MTE. Ser autuado e multado por não cumprir regras de segurança no trabalho é como receber um certificado de que a empresa não é um bom lugar para trabalhar.

Além da multa em si, a imagem da indústria fica arranhada e cria a sensação incômoda nos demais colaboradores de que eles estão correndo sérios riscos se continuarem trabalhando ali.

+Leia Mais: Os Riscos Jurídicos de Não Adequar-se à NR-12.

 

NR-12 e seus benefícios

Além de poupar a sua fábrica de todos os prejuízos que já citamos, o cumprimento da NR-12 também traz benefícios diretos na competitividade de sua empresa.

 

Imagem, credibilidade e futuro

Cumprir a NR-12 não é o suficiente para que uma empresa seja uma referência em termos de imagem e credibilidade industrial.

Mas, certamente, é uma condição necessária. A imagem faz parte do patrimônio da empresa e sua credibilidade tem impactos diretos no futuro dos negócios.

Entre um fornecedor conhecido por ser exigente e ter um ambiente de trabalho organizado e saudável, e em segunda opção uma empresa conhecida por descumprir determinações legais e por graves acidentes de trabalho, qual dos dois você escolheria?

 

Melhoria do ambiente de trabalho

Não é difícil imaginar qual ambiente de trabalho é melhor para se trabalhar. Uma fábrica na qual acidentes são comuns e que a segurança no trabalho não é uma prioridade, não é um bom local para se trabalhar.

O impacto da qualidade do ambiente de trabalho na produtividade, já amplamente discutido e conhecido. Organização e segurança são fatores sem os quais não é possível ser realmente eficiente.

 

Melhoria da motivação

Insegurança é de longe o principal fator que afeta a motivação de trabalhadores. No chão de fábrica esse aspecto é ainda mais importante. Por envolver máquinas e equipamentos como tornos, prensas e grandes motores elétricos, os acidentes industriais costumam ter resultados dramáticos quando acontecem.

Trabalhar correndo risco de se acidentar gravemente, não só tira a motivação dos trabalhadores como gera a vontade de mudar de empresa e até mesmo da área de trabalho.

 

Instrução Normativa nº 129

Por fim, desde a última atualização da NR-12 foi publicada também a IN-129. Basicamente, ela estabelece que empresas que comprovarem ser inviável se adequar às exigências colocadas pelos auditores fiscais podem propor um cronograma alternativo.

A norma abriu uma janela para algumas empresas que ainda não estão totalmente adequadas à norma poderem se adequar.

+Leia Mais: Novas Alterações na NR-12 – Saiba o que mudou

 

Tudo sobre NR-12 e sua implementação: Fale com a Fersiltec

Para conhecer tudo sobre a NR-12 e sua implementação, fale com um consultor da Fersiltec. Com anos de experiência no mercado industrial, as equipes especializadas em segurança e ambientes industriais estão prontas para lhe atender e levar os benefícios da NR-12 para a sua fábrica.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.