Blog

Por que você deve fazer uma análise de risco na empresa AGORA?

por-que-fazer-análise-preliminar-de-risco

Vamos entender o que é a Análise de Risco e por que este estudo é fundamental para a sua empresa.

 

O que é APR – Análise Preliminar de Risco

A Análise Preliminar de Risco (APR) é um documento técnico no qual são levantados todos os riscos que o ambiente de trabalha apresenta. Dentre as informações que o estudo deve conter estão as atividades executadas, os possíveis danos e os seus riscos aos trabalhadores.

O objetivo do estudo é mapear os riscos e viabilizar a implementação de medidas de controle, visando assim, garantir a adequação do ambiente de trabalho às normais legais. O destaque fica para a NR 12, que exige esse documento como requisito.

Além disso, a segurança dos colaboradores e o bom funcionamento do ambiente trabalho também estão associados à mitigação dos riscos existentes. Para uma empresa que preza pela produtividade e integridade das pessoas, conhecer os riscos e se adequar às normas de segurança é essencial.

Do ponto de vista prático, a APR evita punições legais pelo de descumprimento da NR 12 e diminui a incidência de acidentes do trabalho.

 

Razões para fazer a APR

Vamos listar e explicar as principais razões para sua empresa fazer a APR o quanto antes.


Prevenir e Eliminar riscos de trabalho

O ambiente de trabalho é compartilhado por várias pessoas e, em geral, apresenta diversas situações potenciais de risco. Desde fiação elétrica exposta até problemas com ruído e descarte de resíduos podem ocasionar acidentes.

A primeira razão para se fazer a APR é exatamente poder identificar e mapear todos os riscos existentes. De posse de uma análise bem estruturada, pode-se adotar as medidas necessárias para eliminar riscos e garantir a segurança dos trabalhadores.

+ Leia maisNR-12 – Segurança no trabalho garante competitividade.

Prevenir riscos ambientais

No levantamento dos riscos do ambiente de trabalho, também são identificados os riscos ambientais. Qualquer possibilidade de contaminação ambiental ou descumprimento de normas ambientais são mapeados pela APR.

A política ambiental e as medidas de controle criadas com base na análise de risco são mais eficazes e previnem acidentes e punições legais. Empresas especializadas na elaboração da análise identificam todas as situações de potenciais danos ambientais e orientam sobre as medidas condizentes.

Atender à legislação trabalhista

A legislação trabalhista é fonte de muita dor de cabeça tanto para empregados como empregadores. Ao realizar uma análise prelide risco bem feita, a empresa está garantindo o cumprimento da legislação trabalhista, pois com o documento é possível descobrir e sanar todas as não conformidades com as normas de segurança do trabalho.

Ao providenciar uma análise completa, a empresa garante a conformidade com as normas trabalhistas em vigor.

+ Leia mais: Os riscos jurídicos de não se adequar à NR-12.

É um dos requisitos da NR 12

A NR 12, uma das normais mais importantes da indústria, exige que todas as máquinas tenham uma análise preliminar de risco. A norma técnica que regulamenta a realização da análise de é a NBR ISO 12100:201.

A avaliação de risco de uma máquina é feita em três etapas:

  1. Determinação dos limites da máquina (limites de uso, de espaço e de tempo);
  2. Identificar os perigos e riscos;
  3. Estimativa do risco.

Todas essas etapas são disciplinadas pela norma técnica mencionada acima. A APR é um dos documentos mais importantes para se adequar à NR 12 e garantir a segurança do maquinário industrial.

guia para iniciar o planejamento da adequação da empresa à NR-12

 

Conclusão

A APR é fundamental para garantir o cumprimento da legislação trabalhista e ambiental. É um requisito para implementação da NR 12 e, mais importante de tudo, garante a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente dentro da empresa.

Outros termos também são usados para designar esse estudo. Por exemplo: Avaliação de Risco, Apreciação de Risco, Diagnóstico de Risco, Laudo de Risco, Relatório de Risco, dentre outros. Em essência, todos dizem respeito ao mesmo procedimento de mapear os riscos do ambiente de trabalho para então tomar providências adequadas.

A Fersiltec é especialista em NR 12 e oferece todo suporte necessário para adequar sua empresa à norma. Dentre os serviços prestados, também está a elaboração da APR.

Não fique sujeito às sanções legais. O descumprimento das regras de segurança e ambientais gera prejuízo e não é benéfico para a imagem da empresa perante os clientes. Contate a Fersiltec e saiba como fazer sua APR e se adequar à NR-12.

planilha de verificação de itens da NR-12 gratuita

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.