Blog

Como aumentar a produção industrial?

Aumentar a produtividade é uma das principais metas de qualquer gestor, pois a eficiência da produção industrial é um fator essencial para impulsionar os resultados das organizações e destacá-las no mercado.

Para alcançar esse objetivo, é preciso adotar estratégias e práticas que otimizem o fluxo de trabalho e a gestão de cada setor da fábrica, permitindo assim produzir mais, utilizando o mínimo de recursos possível.

Tornar a produção eficiente pode ser uma tarefa árdua para os gestores, pois demanda atenção a vários aspectos, desde os recursos disponibilizados até a estrutura organizacional da empresa.

Este artigo trará importantes dicas de como alavancar a produtividade da sua empresa. Confira! 

 

Revise os processos de produção

Revisar todo o fluxo de trabalho do processo produtivo é uma importante maneira de otimizar a produção

É importante entender todo o caminho trilhado pela matéria-prima, desde sua chegada à fábrica até o seu envio ao cliente. 

Dessa maneira, é possível identificar os gargalos e as oportunidades de melhoria existentes em cada processo. 

Para garantir a efetividade dessa revisão, passe a observar diversos elementos. 

Entre eles, estão o fator humano, a tecnologia aplicada e os procedimentos e atividades envolvidas, juntamente com seus respectivos inputs e outputs (entradas e saídas).

 

Atualize os fluxos de trabalho

Após analisar cada etapa do fluxo de trabalho, utilize as informações levantadas para criar planos de ação para a troca, conserto ou eliminação dos fluxos que forem considerados ineficientes. 

É preciso identificar os gargalos e agir primeiramente sobre eles, sempre contando com o apoio de profissionais de cada setor para reverter as deficiências.

 

+Você já leu esses?

 

Melhore a comunicação

A comunicação interna deve ser utilizada como ferramenta para a impulsionar a produtividade industrial. 

Incentivar a cultura de comunicação dentro da fábrica traz imensos benefícios, gerando efeitos positivos no desempenho dos colaboradores.

Equipes bem alinhadas e satisfeitas produzem mais e melhor. Desde o chão de fábrica até a alta liderança, todos os envolvidos precisam estar identificados com a causa e cientes da importância do seu papel na organização.

 

 

Tenha metas realistas

Ao estipular metas, é preciso manter os pés no chão. Por mais que o foco da empresa seja o aumento da produtividade, estabelecer objetivos impossíveis de serem alcançados tende a causar o efeito contrário. 

Demandas excessivas acabam sobrecarregando e desmotivando os colaboradores, impactando negativamente no desempenho da produção.

Portanto, a dica é estabelecer metas factíveis e que desafiem a equipe, estimulando a busca por resultados cada vez melhores. 

 

Mantenha colaboradores motivados

Por falar em motivação, o fator humano é justamente um dos pontos principais a serem trabalhados para melhorar a produção industrial. 

O processo produtivo de qualquer fábrica depende diretamente do desempenho de seus colaboradores. 

Uma equipe satisfeita e motivada com o trabalho faz toda a diferença na hora de alcançar os objetivos propostos pelos gestores.

É importante ouvir os colaboradores, entender suas necessidades e avaliar se cada um está desempenhando as atividades mais adequadas às suas capacidades. 

Além disso, bonificações e reconhecimento por metas alcançadas também podem servir como ferramentas para manter o colaborador motivado.

 

 

Invista em automação industrial 

A automação de processos industriais é uma estratégia capaz de promover imensas vantagens competitivas para sua empresa. 

Além de impulsionar a produtividade e reduzir custos, ela também traz ganhos no que se refere a segurança e bem-estar no ambiente de trabalho.

Ao investir em automação industrial, as organizações substituem atividades manuais por processos automatizados, ganhando em rapidez no processo e qualidade no produto. 

Além disso, a automação evita que colaboradores sejam expostos a situações de perigo ou prejudiciais à saúde, como ambientes insalubres, lesões por esforço repetitivo ou por levantamento de peso em excesso.

A Fersiltec é referência no que se refere à automação industrial, oferecendo diversas soluções e serviços voltados para robótica e adequações às normas da NR-12

Entre em contato e solicite um diagnóstico, a equipe Fersiltec conta com profissionais especializados irão identificar a solução mais adequada para sua empresa.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.