Blog

O que exigir de quem vai adequar sua empresa à NR-12?

empresa adequação nr-12

Existem vários prestadores de serviços no mercado que oferecem programas de adequação à NR-12. Mas como escolher o melhor? O que você deve avaliar e exigir?

Por que terceirizar a adequação NR-12

A contratação de empresas especializadas para implantar procedimentos e normas é uma tendência irreversível na indústria. A legislação tem se tornado cada vez mais complexa e o maquinário industrial requer conhecimentos muito específicos para manutenção e operação.

Ao terceirizar um serviço para uma empresa especializada, ganha-se a experiência e o expertise dessa empresa naquele nicho do mercado. Os riscos e os custos também são menores, pois criar e manter uma equipe do zero é caro e na maioria das vezes não é interessante para a contratante. Obter know-how em maquinário industrial também demanda tempo, e para criar uma equipe madura é necessário um investimento de longo prazo.

A adequação da indústria à NR-12 é um serviço ideal para ser terceirizado. Além de liberar a empresa para focar no core business, o provedor entrega um serviço de qualidade e com baixo risco.

Mas atenção. Para que as máquinas e os procedimentos sejam adequados corretamente, é preciso escolher o provedor com as características certas. Veja como nas próximas sessões.

+ Leia Mais: Tudo Sobre a Implantação da NR-12 na Indústria.

 

Experiência

Este é um ponto indiscutível. A experiência de mercado proporciona know-how que dificilmente é obtido de outra forma. Muitas máquinas são específicas para cada setor industrial, outras são amplamente usadas em várias áreas e sofrem atualizações constantes. Uma empresa especializada conhece os problemas mais comuns e possui bagagem para identificar rapidamente soluções.

A experiência de uma empresa pode ser comprovada pelo seu tempo de atuação no mercado, número de clientes já atendidos, cases, certificados e pela qualificação da equipe de profissionais.

Não hesite em pesquisar todas essas informações e ter certeza da experiência do seu contratado.

 

Capacidade Técnica

Muitos provedores de serviços possuem sites bem estruturados e ótimos serviços de atendimento. Isso é um bom sinal, mas não garante a capacidade técnica da empresa. A NR-12 lida com segurança de pessoas e ambiental, e contratar uma equipe com baixa capacitação pode resultar em notificações e punições por parte do MTE.

Capacidade técnica não se mede por logotipo, nacionalidade ou atendimento. É preciso ter dados mais palpáveis. Uma forma de conhecer melhor uma empresa é entrando em contato com clientes que já foram atendidos por ela, ou mesmo profissionais da sua rede de contatos que a conhecem melhor que você. Peça para a empresa apresentar referências e entre em contato com elas para confirmar as informações.

Certificações e publicações especializadas também são bons indicadores de expertise. Buscando informações mais concretas sobre as atividades de um prestador de serviços, sua empresa terá menos chances de contratar um equipe de baixa capacitação.

 

Custos

Os custos são um fator importante, mas eles variam de acordo com várias situações. Em geral, provedores de serviços precificam os seguintes fatores:

  • Urgência;
  • Tamanho da planta industrial a ser adequada à NR-12;
  • Sinergia com experiências passadas.

O importante em relação aos custos é entender que empresas que precisam oferecer preços baixos para serem competitivas, geralmente fazem isso para compensar deficiências em outros aspectos, como experiência e capacidade técnica. Assim sendo, avalie o preço e busque o melhor, mas faça isso sem abrir mão da excelência técnica e qualidade.

guia para iniciar o planejamento da adequação da empresa à NR-12

 

Comprometimento com o resultado

O comprometimento com o resultado quer dizer que o fornecedor deve ser um parceiro, e não apenas um fornecedor. Os problemas da sua empresa devem ser entendidas pelo parceiro com problemas dele próprio.

O parâmetro para medir o comprometimento é a garantia de que as adequações feitas serão aprovadas pelos fiscais do MTE e nenhuma máquina da empresa será notificada.

Também é fundamental um parceiro de qualidade:

  • Prover assistência;
  • Fornecer manuais de operação adequados à NR-12;
  • Treinar os operadores e usuários do maquinário.

O objetivo da NR 12 é garantir a segurança na operação de máquinas e equipamentos, e essa deve ser também a meta da sua empresa parceira.

+ Leia mais: 4 Motivos para contratar automação e manutenção industrial da Fersiltec.

 

A Fersiltec é um parceiro assim?

Para fechar, fica a recomendação de documentar todo o processo de contratação e de redigir um caderno de encargos. Em geral, o contrato de prestação de serviços pode já incluir essas informações. No entanto, um caderno de encargos específico, no qual sejam discriminadas todas as responsabilidades e entregas que o provedor deve cumprir, é um ótimo instrumento para assegurar a implantação correta da NR-12.

Entre em contato com a Fersiltec, especializada em automação e segurança do trabalho, e certifique-se de que ela atende a todos estes quesito. Se sua empresa precisa se adequar à NR-12, conheça nossos serviços, solicite uma avaliação e um orçamento.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.