Serraria: 5 razões para automatizar a sua produção
Automatizar a produção tem sido muito mais do que uma tendência, a automatização vem trazendo uma nova realidade para a indústria. A chegada da Indústria 4.0 trouxe muitas mudanças para os processos produtivos, transformando a forma como diversas etapas são realizadas. Nesse sentido, a automação exerce um papel essencial para trazer mais facilidade e agilidade para o chão de fábrica.
Dentre os principais objetivos da automação, podemos citar:
- Agregar novas tecnologias nos processos;
- Melhorar o acompanhamento do processo produtivo;
- Equipamentos mais modernos, eficientes e inteligentes;
- Melhoria da eficiência operacional;
- Entre outros.
Seja para garantir uma maior produtividade, para entregar um produto de qualidade superior ou para trazer mais praticidade e autonomia para as atividades realizadas, a automação representa um recurso essencial. Dentro de uma serraria, essas transformações podem trazer inúmeras vantagens, como veremos a seguir:
Aumento da capacidade produtiva
Quanto maior for a produtividade da sua serraria, maior será a sua lucratividade, o que é um dos maiores objetivos dos gestores. Para que isso seja possível, é imprescindível encontrar formas de produzir mais com os mesmos insumos, de forma a reduzir o desperdício e garantir um aproveitamento mais inteligente da matéria-prima.
Dentro de uma serraria, a automação pode ser uma valiosa aliada desse processo de melhoria, reduzindo o tempo necessário para o processamento e ajudando a eliminar os erros causados pela manipulação humana. Com a automatização da linha de produção, a serraria consegue agregar mais valor ao produto final e aumentar a produtividade, sem que seja necessário aumentar a quantidade de mão de obra.
Artigos relacionados:
- NR 12: entenda a regulamentação de segurança para máquinas e equipamentos
- Indústria madeireira: 4 dicas para aumentar a produtividade
- Indústria madeireira: 5 benefícios de se investir em tecnologia
Agregar acabamento e qualidade ao produto final
Uma vez que as máquinas conseguem realizar tarefas com mais agilidade e precisão, o seu produto final terá mais qualidade. Embora a mão de obra humana seja muito eficiente, ele também está suscetível ao cansaço, que pode acabar ocasionando falhas e erros nos processos. O maquinário tem uma capacidade de realizar tarefas repetitivas com mais precisão, garantindo mais uniformidade e qualidade no acabamento.
Redução de desperdícios
Uma vez que o processo de produção ocorre de maneira totalmente automatizada, e a incidência de erros humanos é eliminada, os materiais que antes eram desperdiçados podem ser aproveitados em sua totalidade. Isso significa que, além de reduzir as perdas, a empresa poderá produzir mais com a mesma quantidade de insumos.
Redução de custos
Esse fator está diretamente relacionado com os anteriores, pois a produção acontecerá de maneira mais inteligente. Além de garantir a otimização dos processos, a automação de uma serraria também reduz as perdas e garante mais produção com a mesma quantidade de matéria-prima.
Ao aumentar a produtividade com os recursos que a empresa já tem disponível, também é possível economizar na folha de pagamento, uma vez que a contratação de mão de obra extra não será mais necessária.
Diferencial competitivo
A automação permite que a serraria aumente a sua capacidade, garantindo um maior poder de competitividade no mercado. Ao produzir com a ajuda de equipamentos mais modernos e eficientes, a empresa poderá atender a clientes com demandas maiores sem prejudicar a produção.
A modernização é um caminho natural para empresas de todos os segmentos, as serrarias não são exceção, e isso deve ser tida como uma grande oportunidade de crescimento. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e é imprescindível encontrar formas de trazer mais qualidade para os produtos que são oferecidos.