Blog

O futuro da indústria brasileira está na automação

As evoluções tecnológicas têm elevado a indústria brasileira a um novo patamar. Cada vez mais as ferramentas de tecnologia e automação ganham espaço no ambiente industrial, alavancando os resultados e impulsionando a competitividade no mercado.

A automação industrial é, atualmente, uma estratégia indispensável para os objetivos de empresas de todos os portes, uma vez que a adoção dos novos conceitos propostos pela Indústria 4.0 é tendência mundial nos mais diversos setores.

 

O que é automação industrial?

A automação industrial é a aplicação da tecnologia para a otimização de processos produtivos. 

industria brasileira

Através do uso de ferramentas de software, hardware e equipamentos específicos, a automação busca implementar melhorias capazes de aumentar a autonomia da produção fabril, reduzindo ao máximo o esforço humano durante os processos

O conceito de automação está diretamente ligado à chamada Indústria 4.0, englobando Sistemas ciber-físicos, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Computação em Nuvem para criar “fábricas inteligentes”.

 

 

Vantagens da automação industrial

A busca pela excelência na produção industrial passa, necessariamente, pela otimização dos processos de manufatura e pela garantia da qualidade do produto oferecido

A automação industrial torna viável o máximo aproveitamento do tempo, dos recursos energéticos e das matérias primas, prezando sempre pela maior qualidade em cada um dos processos envolvidos.

Através da implementação de sistemas automatizados, é possível flexibilizar os processos industriais, facilitando as mudanças de parâmetros e especificações de produto. 

Dessa forma, é possível trabalhar com precisão, economia, otimização de recursos e foco em refugo zero. 

Além disso, há o fator segurança, proporcionado pelo uso de robôs e demais sistemas automatizados em atividades que envolvam riscos ou ambientes insalubres.

 

Você já leu esses?

 

Como aplicar a automação na indústria brasileira?

industria brasileira

Para implementar as ferramentas de automação e garantir resultados eficazes, é necessário inicialmente que as lideranças das organizações compreendam a importância desse tipo de investimento, especialmente quando se trata de uma indústria brasileira.

É preciso que os gestores se mantenham atentos às necessidades de seus processos produtivos, para que sejam capazes de identificar oportunidades de melhorias e adotar práticas que garantam competitividade a curto, médio e longo prazo.

Os conceitos trazidos pela indústria 4.0 são fortemente embasados na automação, colocando a robótica colaborativa em destaque no meio industrial.

Os cobots são robôs colaborativos capazes de trabalhar em conjunto com os seres humanos. 

Em fábricas de pequeno porte, por exemplo, eles podem desempenhar tarefas que exijam menor capacidade cognitiva, ou em atividades que exigem movimentos repetitivos, força ou grande mobilidade. 

São soluções de grande flexibilidade e totalmente adaptáveis a novos processos. 

 

 

De olho no futuro da indústria brasileira

industria brasileira

Embora muitas empresas nacionais já tenham aderido à automação e façam bom uso de seus recursos, a realidade do mercado no Brasil mostra que ainda existe um longo caminho a ser trilhado para se chegar a um nível de maturidade expressivo no cenário mundial.

Empresas de diferentes setores e portes são diariamente desafiadas pelo cenário macroeconômico. Esse desafio se torna ainda maior para pequenos e médios empresários, devido às dificuldades tecnológicas e aos custos, muitas vezes ainda considerados altos para o padrão brasileiro.

A inovação tecnológica é uma realidade da qual as empresas não têm mais como fugir. 

Por isso, é preciso ter consciência do custo-benefício proporcionado por esse tipo de investimento, sendo de suma importância mensurar os retornos financeiros que a automação de processos é capaz de proporcionar. 

 

Fersiltec: especialista em automação industrial 

A utilização de soluções como a robótica colaborativa pode promover melhores condições de trabalho aos colaboradores da fábrica, e melhores índices de sustentabilidade e produtividade em seus processos industriais.

Alinhada a essa tendência, a Fersiltec conta com profissionais especializados nas áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Software, oferecendo aos clientes ferramentas para acompanhamento da produção, treinamentos de operações e manutenção dos equipamentos e serviços prestados.

Entre as soluções oferecidas, estão os sistemas supervisórios e painéis de automação, que contam com controles automáticos de alta confiabilidade, supervisionando o processo e gerando relatórios.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para a sua empresa!

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.