Blog

Profissional 4.0 será ainda mais requisitado em indústrias

Profissional 4.0 será ainda mais requisitado em indústrias

As inovações tecnológicas aliadas às atuais demandas de mercado impulsionam o surgimento do chamado profissional 4.0

Esse novo perfil engloba conhecimentos em inovações, habilidades humanas e, principalmente, a capacidade de conciliar essas duas competências.

O profissional 4.0 tende a ganhar cada vez mais destaque no cenário mercadológico, em função da sua capacidade de adaptação às novas tecnologias advindas da quarta revolução industrial.

 

O que é um profissional 4.0?

O conceito de profissional 4.0 remete diretamente à realidade e às exigências da Indústria 4.0

Para atender aos desafios propostos neste novo cenário, serão exigidos profissionais com uma postura diferenciada e competências que nem sempre estão disponíveis na sociedade. 

Os profissionais 4.0 são aqueles que acompanham as mudanças, estando sempre à frente no que se refere a inovação. 

Dessa forma, tendem a ser mais produtivos e eficazes, com foco na automação de tarefas burocráticas e operacionais.

 

 

O perfil de um profissional 4.0

Os novos rumos da indústria fazem com que a tecnologia, a cultura, a liderança, a cooperação, e as habilidades técnicas sejam unificadas como premissas fundamentais para a busca de um profissional no mercado.

Uma das principais características do profissional 4.0 é a sua flexibilidade. A capacidade de adaptação às novidades tecnológicas, competências emocionais e uma formação multidisciplinar são aptidões fundamentais para a adequação a esse novo mercado

O conhecimento aliado ao domínio da tecnologia, à criatividade e à capacidade de trabalhar em ambientes colaborativos é o grande diferencial desse novo perfil profissional. 

A busca por profissionais multitarefas e cada vez mais qualificados exigem uma postura diferenciada dos candidatos. Quem quer ser um profissional 4.0 precisa buscar capacitação de maneira contínua para que possa se destacar em um mercado extremamente competitivo.

 

 

Quais habilidades o profissional 4.0 deve desenvolver?

Quais habilidades o profissional 4.0 deve desenvolver?

Domínio sobre as novas tecnologias, como o Big Data, robótica colaborativa, computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas, são diferenciais e até mesmo requisitos para que um profissional se destaque na Indústria 4.0. 

Especialmente no que se refere ao Big Data, é de grande importância que os profissionais atentem para a relevância dessa ferramenta em processos de tomada de decisão. 

Trata-se de uma tecnologia que permite a coleta e a análise de grandes quantidades de dados, a partir de diversas fontes. 

Sendo assim, é indispensável que o profissional 4.0 seja capaz de analisar os dados disponíveis, definindo de forma eficiente qual o direcionamento mais adequado para as ações estratégias da organização.

A capacitação para o uso de novas tecnologias é um dos grandes diferenciais a favor do profissional 4.0, uma vez que ele deve ser capaz de analisar as imensas cargas de dados disponibilizadas. 

O bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis auxiliam na definição, de forma eficiente, do direcionamento mais adequado para as ações estratégias da organização.

 

 

Demanda por robôs colaborativos

Além de possuir uma visão ampla de mercado, outra habilidade muito requisitada aos profissionais do futuro é afinidade com o uso de robôs colaborativos, que precisam interagir de forma harmoniosa com os operadores na produção. 

Os benefícios oferecidos pela robótica colaborativa a tornam atrativa para empresas de variados portes, em diversos setores e níveis de atuação. 

Quando programada e utilizada por profissionais devidamente capacitados, essa tecnologia agrega muito valor ao processo produtivo, pois resulta em uma significativa redução no tempo do ciclo, além de proporcionar segurança aos colaboradores e economia para a organização.

A robótica colaborativa aumenta a qualidade e a capacidade produtiva das indústrias, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e gerando possibilidades melhores de empregos.  

Além disso, os robôs são capazes de contornar a escassez de habilidades e assumir tarefas em locais perigosos e/ou insalubres. 

Conte com a Fersiltec

A Fersiltec oferece soluções em automação industrial e robótica colaborativa para adaptar sua empresa à realidade da Indústria 4.0. Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossas soluções!

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.