Blog

O Retorno do Investimento em Automação Industrial

Existem atualmente diferentes níveis de automação que podem ser implementados e, geralmente, o fator primordial para a escolha será a análise do retorno do investimento (ou ROI) em automação industrial.

A decisão de automatizar ou não uma fábrica é um processo que deve ser analisado em todo o sistema produtivo da indústria. Por isso elaboramos este artigo abordando os custos e os ganhos envolvidos nesta decisão, para que se possa saber se realmente vale a pena implementar automação industrial, especialmente em médias e pequenas empresas.

 

Fatores a serem calculados no retorno do investimento em automação industrial

O aumento de demanda, expansão da planta industrial e a economia nos custos de produção são algumas das razões para que uma fábrica opte em implantar a automação industrial em seus processos. Além disso, a automatização pode ser vista como um diferencial competitivo, atraindo maiores investimentos e clientes.

TCO (Total Cost of Ownership) ou custo de operação total

O TCO é uma estimativa financeira para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados a compra, uso e manutenção de qualquer equipamento, máquina, ferramenta, software, treinamento, dentre outros, utilizados para garantir o funcionamento de uma indústria.

 

Técnico operando um quadro elétrico.

Esses custos aumentam com o decorrer do tempo, já que cada vez mais, equipamentos e máquinas precisam ser consertados e trocados. Da mesma maneira, os custos de treinamento de pessoal para operar a fábrica também aumentam já que é necessário pessoas capacitadas para ter uma maior produtividade e menor índices de acidentes.

 

 

De forma geral, a manutenção de equipamentos ocorre da seguinte forma:

  • Primeiros 3 ou 4 anos: Manutenção mínima como lubrificação e pequenos reparos
  • 4 anos ou mais: Troca de pequenas partes danificadas
  • 8 a 10 anos: Troca de partes importantes dos equipamentos e possível compras de novas máquinas

Ganhos e economias

Ao implementar sistemas de automação industrial, é possível aumentar a produtividade, reduzir a quantidade de retrabalhos e compra de materiais e contratar menos colaboradores. Ainda assim, são evidentes os ganhos de qualidade no produto final, melhor utilização da planta fabril e redução de acidentes de trabalho.

Por exemplo, um equipamento de automação pode realizar o trabalho de várias pessoas em uma quantidade de tempo menor, priorizando um maior retorno para a indústria e economia.

 

Técnico operando o painel de controle de automação.

Retorno do investimento (ROI)

Os custos com a implantação de automação industrial devem ser estudados antes de qualquer ação. Porém é comum perceber um ROI positivo ao longo do tempo devido a menores custos de produção, maior velocidade para produzir a mesma quantidade e menores custos com retrabalhos e processos demorados.

O ROI pode ser calculado a partir da seguinte fórmula: o lucro obtido subtraído pelo valor inicialmente investido, e este total dividido, também, pelo valor inicial investido.

 

 

Automação industrial para pequenas empresas: há retorno?

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a automação industrial se torna mais barata e mais acessível. Sensores, robôs e softwares vem se tornando mais comuns e pequenas empresas podem ter vantagens e benefícios com a implantação da automação industrial, obtendo um rápido retorno do investimento.

 

 

Nos últimos anos, houve um grande crescimento no mercado de cobots. Cobots são robôs colaborativos que trabalham em conjunto com os seres humanos em alguma tarefa. Por exemplo, em uma fábrica de pequeno porte, os cobots podem atuar em funções que exijam menor capacidade cognitiva, ou em atividades que requerem repetição, força ou grande mobilidade.

 

 

O ponto crucial na utilização de cobots é a grande flexibilidade, adaptabilidade em processos novos e rapidez na execução de tarefas manuais. Além disso, com humanos e robôs trabalhando juntos, é possível promover melhores condições de trabalho aos colaboradores da fábrica, melhores índices de sustentabilidade e produtividade em seus processos industriais.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.