Blog

Por que terceirizar a NR-12 na sua empresa?

Foto de uma fábrica com o maquinário adequado a NR12.

Cada vez mais empresas buscam terceirizar a implantação da NR-12. Principalmente quando percebem as facilidades trazidas com ela, como você vai ver neste artigo.

A efetividade no controle e prevenção da saúde, por exemplo, são melhorias garantidas pela norma. Sem contar com situações que devem estar de acordo com o estabelecido, incluindo:

  • Acionamento de máquinas: condicionamentos de segurança para operação da máquina e proteções de alta tensão;
  • Estrutura física da fábrica: que deve ter algumas peculiaridades, como piso antiderrapante, nivelamento, livre de resíduos para evitar quedas;
  • Quadro de transmissão elétrica: para elevar ao máximo a segurança das pessoas que estão diariamente na área da empresa.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil está na quarta posição do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. A média é de 12 mil por ano, sendo que 42% estão relacionados com máquinas e equipamentos.

 

Ilustração demonstrando as razões que motivaram a criação da norma reguladora 12. Que hoje possui grandes benefícios em terceirizar NR-12.

Pensando nisso, a principal prioridade da aplicação da NR-12 é promover um ambiente de trabalho seguro, para reduzir a ocorrência e o risco iminente de acidentes, como veremos a seguir.

 

Implementando a NR-12

Depois de vermos um pouco mais sobre o impacto da NR-12 nas empresas, é importante compreender na prática como funciona.

Então, como fazer?

  • Objetivos e planejamento da NR-12

É necessário deixar sempre claro e com fácil acesso os dados e informações, para um plano de ação eficiente, viável e bem determinado, principalmente com prazos e recursos.

Esse plano deve ser amplo e englobar todos os setores da empresa. Além disso, é preciso aplicar os requisitos da norma, conforme a exigência de cada máquina ou equipamento.

  • Execução e validação da NR-12

Colocar em prática cada nova situação vai exigir adaptações internas e externas. Deve-se sempre ter em mente a viabilidade econômica, de segurança e ambiental. E também o objetivo de minimizar danos, sempre enraizado na filosofia da empresa.

Existem diversos outros pontos referentes à NR-12, mas tudo isso parece muito dispendioso e complexo para adicionar às tarefas de seu staff, não é mesmo?

 

Dois técnicos de segurança validando as instalações e adequações de uma fábrica que terceirizou a NR-12.

De fato, muitas empresas pensam no trabalho que é implantar a NR-12, e foi exatamente por essas e outras razões que terceirizar esse papel, com uma empresa especializada, vem sendo uma ótima solução.

Mas, e agora, qual empresa parceira escolher?

 

Com quem fazer a adequação e implementação da NR-12?

A terceirização da NR-12 veio para evitar muitas dores de cabeça aos donos de empresas: da avaliação de risco até as adaptações das máquinas e equipamentos.

Desse modo, terceirizar essa tarefa, pode economizar tempo, evitar preocupações e ter laudos e medidas mais precisas – se  realizadas por consultorias especializadas no assunto.

Alguns aspectos que devem ser analisados na escolha da empresa:

 

  • Expertise na área

A experiência de mercado proporciona know-how que dificilmente é obtido de outra forma. Muitas máquinas são específicas para cada setor industrial, outras são amplamente usadas em várias áreas e sofrem atualizações constantes.

Uma empresa especializada conhece os problemas mais comuns e possui bagagem para identificar rapidamente soluções.

 

Técnico realizando a instalação de peças para a adequação NR-12 terceirizada de uma fábrica.

 

  • Comprometimento com o  serviço

O comprometimento com o resultado quer dizer que o fornecedor deve ser um parceiro, e não apenas um fornecedor.

Já com conhecimento geral e de como iniciar a escolha pelo seu parceiro empresarial, quais seriam os motivadores para manter a cultura da NR-12 na empresa?

 

Quais as vantagens de terceirizar a NR-12?

 

  • Economia de tempo e dinheiro

Aqui incluem a redução de custos e o tempo investido para executar a implantação, pois não precisa parar o trabalho para tal. O importante em relação aos custos é entender os benefícios trazidos, com foco em competitividade, como abordamos neste artigo.

 

  • Maior possibilidade de aprovação fiscal

Por ser capacitada para esse segmento, a empresa terceirizada garante uma possibilidade maior de aprovação.

O parâmetro para medir o comprometimento é a garantia de que as adequações serão aprovadas pelos fiscais do Ministério do Trabalho (MTE) e nenhuma máquina da empresa será notificada.

 

Banner indicando a possibilidade de baixar um conteúdo sobre NR-12.

 

O barato pode sair caro

Ainda que as vantagens de terceirizar a NR-12 possam estar bem claras, mesmo na questão de segurança e em termos financeiros, existem empresas que optam por se arriscar num primeiro momento. Buscar uma alternativa mais barata ou ainda ignorar qualquer tipo de atitude em direção à segurança do maquinário e dos funcionários, pode parecer mais confortável. Mas não é.  

Essa é uma escolha de alto risco e que pode acarretar em graves consequências e muito prejuízo. Todas as empresas que trabalham com máquinas e equipamentos devem cumprir com o estabelecido pela NR-12. O descumprimento das determinações legais implica em multas, notificações, interdições e até prisão.

Por isso, além de garantir a segurança dos trabalhadores e prevenir acidentes, de forma que sua implementação tem também um caráter ético e sustentável, confiar em uma empresa especializada no assunto para terceirizar a NR-12 é a melhor alternativa para assegurar a implementação adequada da norma.

 

Como a Fersiltec pode te ajudar?

Agora que você já sabe por que é melhor terceirizar a implantação da NR-12, fique à vontade para conhecer nossos serviços, solicitar uma avaliação ou um orçamento pelo formulário abaixo.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.