Blog

Projeto de automação industrial: 10 pontos para garantir sucesso

praticas-para-projetos-de-automação-industrial

Vamos apresentar aqui 10 questões que não podem ficar de fora de seu projeto de automação industrial. Na hora de avaliar o projeto de uma empresa parceira ou mesmo caso o trabalho seja feito in-house, um checklist com todos esses pontos será um ótimo guia para dar segurança de que o projeto possui qualidade e é realista.

 

1 – Comece com os objetivos

O primeiro passo em um projeto de automação industrial é também o mais importante: Definir os objetivos. Quanto mais completo e detalhado os objetivos forem(o que não quer dizer que devam ser complexos e difíceis de entender), e quanto mais cedo eles forem estabelecidos, melhor para a empresa.

Os objetivos são o primeiro passo do projeto. Devem ser estabelecidos de forma detalhada, clara e transparente. Fornecedores e prestadores de serviços podem ser consultados para levantar informações, mas devem ser selecionados só após os objetivos estarem definidos.

Também é fundamental que todos da equipe de coordenação estejam de acordo em relação ao que o projeto deve entregar no final. Aqui vale o velho ditado: “Se você não sabe para onde está indo, você nunca vai chegar lá”.

 

2 – O que está motivando o projeto de automação industrial?

O segundo ponto é entender a motivação para realizar este projeto em particular. É ela que sustenta a definição dos objetivos e o processo decisório. A motivação pode ser a necessidade de cortar custos trabalhistas, aumentar a eficiência energética, aumentar a precisão do produto final, diminuir o número de acidentes de trabalho, dentre várias outras. Cada qual implica em decisões específicas e é importante saber qual necessidade deu origem ao projeto.

 

3 – Trabalhe com um projeto de engenharia bem definido

Não é possível fazer um projeto profissional e adequado sem aplicar todo o conhecimento e experiência de engenharia disponível, seja na empresa ou no prestador de serviços. Isso quer dizer que um projeto de automação industrial não pode ser feito como apenas “uma tarefa a mais”, é preciso contratar pessoas e empresas qualificadas, alocar tempo e esforço para implementá-lo e exigir de sua equipe e empresas parceiras um projeto de engenharia básico e executivo bem definido, detalhado e condizente com a tecnologia mais atual.

 

4 – Automação para facilitar, e não dificultar

Este é um ponto óbvio, mas que muitas vezes não se concretiza na prática. A automação industrial deve ser feita para facilitar o trabalho na indústria, para ajudar as pessoas a obterem resultados melhores e com mais segurança. Muitas vezes, ao implementar um projeto mal-feito, sem treinar as pessoas e sem objetivos claros, o projeto pode acabar não resultando em nenhum benefício prático. Não adianta instalar máquinas e equipamentos de última geração, mas que não atendam a um objetivo específico e que ajude os operadores no seu trabalho.

 

+Leia maisPor que (E COMO) implementar a Indústria 4.0 na fábrica?

 

5 – Busque avaliações diferentes

Ter uma segunda opinião de um profissional qualificado e que não esteja envolvido diretamente no dia-a-dia do projeto pode trazer informações valiosas. Mostrar o histórico do projeto, apresentar os objetivos e como foi planejado, é o suficiente para quem um integrador de sistemas ou engenheiro de controle dê algumas sugestões ou identifique melhorias.

 

+Leia Mais: 6 Bons Motivos para Terceirizar a Manutenção Industrial.

 

6 – Estabeleça regras para comunicação

Comunicação é fundamental em todo trabalho. Num projeto de automação industrial não é diferente. Defina qual tipo de informação deve ser apresentada e em qual formato. Quais são os milestones do projeto e com que frequência as informações devem ser apresentadas.

Em geral, um bom cronograma de reuniões e definição de templates para relatórios e outros dados ajudam muito. As metodologias ágeis, como SCRUM e XP, famosas na indústria de TI, também tem ganhado espaço em indústrias tradicionais(com as devidas adaptações).

 

+Leia mais: 10 grandes vantagens da automação industrial.

 

7 – Dê transparência sobre o andamento dos trabalhos

Converse com todos que de alguma forma estão relacionados ao projeto de automação industrial, desde os operadores e profissionais de manutenção aos gerentes de suprimentos e logística. Dificilmente um projeto de automação industrial não irá afetar a todos, de forma que é importante que todos tenham ciência do que está sendo planejado e possam também apresentar suas opiniões sobre o que deve estar incluído ou não no projeto.

 

+Leia Mais: 5 Boas Práticas para Implementar um Projeto de Automação Industrial

 

8 – Não faça suposições – Defina

Fazer suposições não é uma boa prática. Tanto em relação à gestão das pessoas como nas escolhas de projeto, determine quem são os responsáveis e pelo quê. Tome as decisões baseando-se em informações reais e definições coerentes documentadas no projeto.

 

+Leia Mais: Tipos de automação industrial: qual o ideal para sua empresa?

 

9 – Faça uma documentação clara e completa

A documentação do projeto é fundamental tanto durante como depois da implementação. Os desenhos e diagramas industriais, bem como as memórias de cálculo e documentos técnicos, devem estar disponíveis e apresentados de forma clara. As decisões de projeto e como e porque elas foram feitas também devem estar explicadas.

 

+Leia Mais: O Retorno do Investimento em Automação Industrial
+Leia Mais: 4 Motivos para Contratar Automação e Manutenção Industrial da Fersiltec

 

10 – Crie diagramas e imagens para apresentar informações

Uma boa prática para criar um ambiente no qual as informações circulem de forma mais fácil é criar imagens e cartazes. O chamado “ambiente informativo” é aquele no qual qualquer pessoa que entre neste ambiente, seja capaz de entender como está o andamento do projeto em pouco tempo, apenas com as informações e cronogramas que estão disponíveis ali.

Tendo essas 10 práticas em mente, seu projeto de automação industrial provavelmente irá cumprir com todos os seus objetivos. Ter o suporte de uma empresa especializada em projetos e com experiência para atender todos esses pontos é essencial para implementar um projeto que valha a pena.

A Fersiltec segue as melhores práticas de engenharia do mercado. Entre em contato com um consultor e saiba como podemos lhe ajudar.

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.