Blog

Segurança em automação industrial, produtividade e economia

A segurança em automação industrial é um assunto que pode abranger mais do que se imagina, cobrindo desde a redução de riscos de acidentes até o aumento de competitividade da empresa. Ela pode avançar muito em um trabalho em conjunto com a automação industrial.

No caso do Brasil, para se ter uma ideia da urgência com cuidados em segurança, estivemos na 4ª posição no ranking de países com mais acidentes de trabalho em 2017.

Estes acidentes, em sua maior parte, ocorrem em tarefas de alta periculosidade  que podem ser transformadas com a aplicação da automação industrial, de maneira a diminuir substancialmente esta incidência.

Automação industrial impulsiona a segurança do trabalho

De fato a garantia da segurança em automação industrial deve ser uma prioridade estratégica para a indústria, já que sua negligência pode gerar enormes prejuízos tanto econômicos como operacionais.

Para que esta realidade seja mais concreta, foi definida a norma NR-12, que consiste em uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho com força de lei que define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos.

ganho de segurança em automação industrial

A automação industrial impulsiona a segurança do trabalho.

 

Em conjunto com a NR-12, a automação industrial, pode oferecer uma ótima extensão dos benefícios oferecidos em segurança.

Isto acontece principalmente através da novidade dos robôs colaborativos, que dividem o ambiente de trabalho, e até mesmo, a carga de trabalho com os operadores.

Esta divisão pode trazer muitos aspectos de segurança, como melhor ergonomia quando for necessária a manipulação de cargas mais pesadas, ou ainda, evitar a fadiga e cansaço do operário com tarefas muito repetitivas (podendo ser feitas pelo robô).

Em termos de segurança a automação parece ter provado seu ponto até aqui, mas e quanto às boas práticas de segurança?

Boas práticas de segurança em automação industrial

Alguns pontos importantes devem ser observados em um ambiente fabril com maior nível de segurança em automação industrial.

Isso significa que algumas boas práticas devem ser seguidas de forma a se conseguir um retorno otimizado desta configuração de trabalho:

  • Sistemas de segurançaEstá relacionado à ergonomia em equipamentos, como por exemplo, sensores de movimento, portais de segurança, e trilhos de guarda, com intuito também de aumentar a produtividade;
  • Automação seguraTecnologias como robótica, carrosséis, paletizadoras, sistemas seletores, podem fazer suas operações no estoque (armazéns) mais seguras ao automatizar processos com potencial para acidentes;
  • Treinamento de segurançaEsta é a linha de frente. Isto significa que mesmo com os dois itens anteriores bem maduros, de nada adiantaria sem uma equipe bem treinada, é importante capacitar todos com este ambiente de trabalho específico e com tantas funcionalidades para a segurança.

Além de tudo, um outro aspecto por algumas vezes não percebido é o do retorno em economia.

 

Saiba quais são as características e os requisitos de cada documento.

 

Segurança em automação industrial: economia e produtividade

A segurança em automação industrial pode transformar seu negócio ao reduzir os erros, aumentar a eficiência, e eliminando gastos.

Na verdade, enquanto que o custo de trabalho manual tem aumentado expressivamente nos últimos anos, equipamentos de automação, incluindo robôs e paletizadoras, tem sofrido uma redução.

Uma outra perspectiva é que os valores gastos com provisões e para cobrir afastamentos e ações judiciais são superiores ao que seria gasto com equipamentos de segurança no trabalho.

Quando se pensa nas máquinas, novamente a ocorrência de acidentes só traz prejuízos. Incidentes que envolvem máquinas podem resultar na retirada da máquina para vistoria e manutenção.

Mas talvez o problema mais grave seja a autuação e possibilidade de multa da empresa. Ser autuado e multado por não cumprir regras de segurança no trabalho é como receber um certificado de que a empresa não é um bom lugar para trabalhar.

+ Leia mais: Riscos jurídicos de não adequar-se à NR-12

Portanto, a atenção à segurança é muito importante para seu negócio ter sucesso, além de poupar a sua fábrica de todos os prejuízos que já citamos, o cumprimento da NR-12 também traz benefícios diretos para a competitividade de sua empresa. E soluções bem implementadas em automação irão consolidar todas essas vantagens em uma linha de produção.

Para tirar suas dúvidas e conversar com um consultor, entre em contato pelo formulário abaixo.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.