Blog

Indústria madeireira: 4 dicas para aumentar a produtividade

A competitividade no mercado é uma realidade em todos os ramos, inclusive entre as indústrias madeireiras. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, tanto quanto à agilidade, quanto à qualidade dos produtos adquiridos.

Para se adequar a esse alto nível de exigência, as empresas passaram a se adaptar e realizar grandes investimentos. Se tornou necessário investir em novas tecnologias e padrões de gerenciamento para alçar os padrões de qualidade mais altos esperados pelo mercado.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a indústria madeireira vem passando por grandes modificações com o passar do tempo. Tanto os seus métodos produtivos, quanto os modelos de gestão, vêm se adaptando a essas inovações com o objetivo de melhorar seus processos e atividades.

Focada em uma produção otimizada e inteligente, as indústrias madeireiras estão buscando formas de aumentar a produtividade, reduzir os desperdícios e aumentar o faturamento da empresa. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos quatro dicas exclusivas para aumentar a produtividade de forma eficiente.

 

A produtividade na indústria madeireira 

Diante de uma realidade econômica tão instável, manter a competitividade é uma questão de sobrevivência no mercado atual. Para isso, encontrar formas de aumentar a produtividade é uma questão essencial do planejamento estratégico da indústria madeireira. Veja a seguir:

 1. Aplicar a Manufatura enxuta (Lean Manufacturing

Uma das principais metas dos gestores dentro da indústria madeireira é, não só aumentar a produtividade, como também trazer uma constância na qualidade do produto final. É necessário estabelecer uma relação de equilíbrio entre o que é produzido e o que é consumido, buscando fazer mais com aquilo que ela já tem.

Através da metodologia do Lean Manufacturing, é possível “enxugar” os processos administrativos e operacionais, e trazer ainda mais otimização para a rotina. Esse processo também é chamado de Gestão Enxuta, e um dos seus principais objetivos é aumentar a produtividade através da redução do desperdício.

Esse processo é composto de diversas etapas e faz uso de múltiplas ferramentas, como:

  • Ferramentas de qualidade;
  • KPIs (Indicadores de qualidade);
  • Gestão de processos;
  • Just in Time;
  • PCP (Planejamento e Controle de Produção).

Montagem de linha automática

Sem a necessidade de interferência da mão de obra humana, o processo em linha automática garante muito mais agilidade e eficiência nas atividades da indústria. Através dela é possível produzir muito mais e de maneira otimizada, garantindo um resultado final superior. E com essa maior produtividade, a empresa pode aumentar consideravelmente a sua lucratividade.

Processo de pintura

A utilização de equipamentos automatizados no processo de pintura pode reduzir a necessidade das etapas manuais e aumentar consideravelmente a velocidade do processo produtivo

Relacionados:

 

2. Gestão de ativos – NBR ISO 55000 

Essa técnica envolve todos os setores da empresa com o objetivo de identificar, reduzir e eliminar a incidência de desperdício no processo produtivo. Por meio dela é possível garantir o uso dos recursos de forma mais inteligente, trazendo uma maior integração dentro da empresa, e como consequência, a melhoria da produtividade.

 

 

3. Invista em manutenção de máquinas e na qualificação de mão de obra 

Quem trabalha com produção sabe que a parada de um ou mais equipamentos pode impactar de forma brutal na produtividade da organização. Mas como evitar paradas inesperadas? É claro que é impossível eliminar totalmente a incidência de falhas e interrupções, mas com um plano de manutenção preventiva é possível, não só reduzir as paradas e aumentar a produtividade, como também aumentar a vida útil do seu maquinário.

Outro aspecto muito importante é a qualificação dos trabalhadores. Com uma mão de obra melhor preparada, os processos dentro da indústria serão muito mais eficientes e produtivos.

 

4. Digitalização da montagem de móveis 

A automação é uma realidade presente em diversos setores da indústria e a tendência é que a tecnologia aumente ainda mais a sua presença nos processos produtivos da indústria madeireira. O processo de automação pode garantir uma maior economia, reduzir a necessidade de trabalho braçal, diminuir os acidentes de trabalho, entre muitos outros benefícios.

Podem ser aplicados diversos recursos, como:

  • Softwares de automação;
  • IoT (Internet das Coisas);
  • Inteligência Artificial;
  • Robótica Colaborativa;
  • E muito mais!

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.