Blog

6 motivos para investir em automação de processos

Em meio a tantos desafios que a intensa concorrência no mercado proporciona, a automação de processos industriais se apresenta como uma valiosa estratégia para impulsionar resultados

Além de aumentar a produtividade e reduzir custos, essa técnica pode promover diversas outras vantagens para sua empresa.

A automação de processos visa racionalizar e otimizar as principais atividades da empresa, aquelas que geram os resultados de uma organização. 

Essa técnica consiste basicamente na substituição de atividades manuais por processos automatizados, através das aplicações de softwares. Por isso, neste artigo vamos destacar 6 dos principais benefícios que podem ser proporcionados pela automação de processos. São eles:

1 – Redução do tempo para execução de tarefas

Com a automação de processos, que antes eram realizados por mão de obra humana, o prazo necessário para o cumprimento de uma tarefa é reduzido de forma considerável. Desse modo, se ganha muito em tempo e produtividade.

Atividades rotineiras se tornam muito mais ágeis com a centralização de dados e a facilitação da comunicação entre os setores. 

A automação “enxuga” a produção, simplificando as tarefas habituais e tornando os processos mais rápidos, baratos e eficientes, além de permitir que os colaboradores sejam realocados em atividades menos burocráticas e de menor risco. 

Automação de processos

2 – Aumento da produtividade

O grande desejo de qualquer organização é produzir mais, com a maior qualidade e o menor custo possíveis. 

O foco da automação de processos industriais é justamente proporcionar o aumento da produtividade com a utilização de sistemas automatizados na execução de tarefas antes manuais.

Essa troca de método de trabalho ocorre especialmente em demandas que envolvam riscos à saúde e/ou integridade física do colaborador, ou ainda em trabalhos que exijam alta precisão. 

Dessa forma, os colaboradores podem ser direcionados para outras atividades e se dedicar a projetos mais relevantes e estratégicos para a empresa.

Com as habilidades da equipe de trabalho sendo melhor aproveitadas em funções prioritárias, garante-se não somente a segurança do processo, como aumento da produtividade e da lucratividade da empresa. 

3 – Diminuição de gastos e Retorno Sobre Investimento (ROI)

A automação de processos é capaz de gerar uma economia considerável para a organização, reduzindo desperdícios em todos os sentidos e, com isso, economizando tempo, dinheiro e recursos

Quando bem detalhada, a automação consegue mapear a totalidade dos processos e identificar os gargalos da produção

Dessa forma, é possível tratar os pontos de ineficiência e maximizar os resultados.

Outro ponto positivo diz respeito ao Retorno Sobre o Investimento (ROI) realizado para a automação. Devido à diminuição dos gastos e da maior produtividade com menor custo, o ROI comumente irá se mostrar positivo ao longo do tempo. 

O ROI pode ser calculado subtraindo o lucro obtido do valor inicialmente investido e, em seguida, dividindo esse total pelo valor inicial investido: 

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

+Você já leu esses?

4 – Padronização de processos de todos os setores

Ao determinar um padrão a ser seguido, os gestores ganham liberdade para ajustar e estruturar os processos de acordo com as necessidades identificadas pela empresa. 

Além disso, evita-se a centralização das demandas, ou seja, que um único funcionário detenha os conhecimentos acerca de uma determinada função.

Assim, a empresa não corre o risco de paralisação total das operações em caso de ausência desse funcionário

Essa padronização também favorece a integração de novos colaboradores, pois minimiza a ocorrência de erros durante o processo de aprendizagem, e otimiza a produtividade da equipe, determinando funções específicas para cada colaborador.

Automação de processos

5 – Integração de dados

A falta de comunicação entre as bases de dados de diferentes departamentos é uma falha identificada em grande parte das empresas. 

Registros realizados de forma precária, em planilhas ou papel, podem prejudicar imensamente a produtividade de uma organização. 

Uma das vantagens da automação de processos é possibilitar a integração dessas bases de dados, unificando todos os setores da empresa em um mesmo sistema. 

Assim, a comunicação e o compartilhamento de informações ganham em agilidade e eficiência.

+Você já leu esses?

6 – Impulsionamento da competitividade

Com a padronização dos processos automatizados, a documentação e a revisão permanente são facilitadas, favorecendo possíveis alterações e a inserção de novas tecnologias para impulsionar seus resultados. 

Assim, além de fornecer ao consumidor produtos e serviços de qualidade superior, a empresa fortalece sua marca e adquire uma excelente reputação no mercado, tornando-se cada vez mais competitiva

Como resultado, obtém o aumento da sua produtividade e, por consequência, da sua lucratividade.

A Fersiltec é referência em automação industrial, fornecendo diversas soluções para sua empresa. Os projetos oferecidos incluem toda a parte de desenhos em Solid para apresentação e pré-aprovação do cliente junto a nossa equipe de engenharia. 

Automação de processos

+Você já leu esses?

Conheça as soluções Fersiltec em automação de processos

Contamos com especialistas nas áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Software, que oferecem aos nossos clientes acompanhamento de produção, treinamento de operação e manutenção de todos os equipamentos e serviços prestados. 

Também oferecemos sistemas supervisórios e painéis de automação, que contam com controles automáticos de alta confiabilidade, supervisionando o processo e gerando relatórios.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento para sua empresa!

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.