Blog

Como garantir a segurança do seu maquinário fabril com qualidade

Segurança do maquinário fabril

A garantia da segurança do maquinário fabril é uma questão fundamental para qualquer indústria. Essa é uma preocupação frequente de todo gestor, não somente por contar com uma legislação bastante rígida, mas também por reduzir custos e proporcionar um ambiente saudável e de melhor qualidade para a equipe de trabalho. 

Normas reguladoras, como a NR-10 e NR-12, buscam garantir a segurança dos colaboradores no ambiente fabril. Para que isso ocorra, é necessário que haja a adequação total da fábrica aos requisitos estipulados por cada NR. 

Neste artigo, você vai conhecer as soluções oferecidas pela Fersiltec para garantir a segurança do seu maquinário fabril com qualidade. Confira! 

 

Segurança do maquinário fabril: esteja em dia com a NR-10

Pensando em garantir a segurança do maquinário fabril, a NR-10 é a norma que rege os procedimentos de segurança voltados para instalações elétricas, determinando as condições mínimas exigíveis para a garantia da segurança, desde o projeto de instalação até as etapas de execução, operação e manutenção. 

Para garantir a segurança da instalação e a integridade do circuito, é necessário que a adequação às determinações da NR-10 seja realizada por uma empresa confiável e reconhecida no mercado. 

Painel elétrico adequado as normas de segurança do maquinário fabril.

A Fersiltec conta com equipes especializadas, sempre prontas para atender você e levar os benefícios da NR-10 para a sua fábrica, seguindo as exigências da legislação. 

 

+Leia Mais: Por que terceirizar a NR-12 na sua empresa?

 

A NR-12 é essencial para a segurança do maquinário fabril

A Norma Regulamentadora 12 (ou NR-12) é a responsável por determinar as exigências de segurança em máquinas, equipamentos e no ambiente de trabalho. Suas regras visam prevenir e resolver os riscos de segurança aos colaboradores. 

Interior de uma fábrica recém adequada as normas de segurança do maquinário fabril.

A NR-12 determina a exigência de itens específicos para cada setor da indústria. Dessa forma, é necessário que haja a adaptação das empresas ao que é determinado de acordo com o perfil ou área de atuação.

É de grande importância que se conheça todos os requisitos da NR-12, pois a aplicação de suas exigências é essencial para evitar a aplicação de multas e penalidades à empresa. Em alguns casos, isso pode incluir até mesmo a interdição de máquinas e equipamentos.

Para saber mais sobre a implementação da NR-12, contate um consultor da Fersiltec

 

+Leia Mais: Case Metisa: Adequação de máquinas à NR-12 e modernização da produção

 

Adequação de máquinas e a segurança do maquinário fabril 

Maquinários industriais exigem revisões periódicas para prevenir erros e falhas que possam causar perdas produtivas ou acidentes. Muitas máquinas são específicas para cada setor ou processo industrial, enquanto outras são amplamente utilizadas em diversas áreas e exigem atualizações constantes. 

É importante que a equipe responsável pela adequação tenha know-how em circuitos e instalações elétricas nos mais diversos setores. Contar com profissionais especializados e competentes é sempre um diferencial a favor da sua empresa. 
Equipamento antes de ser adequado a norma de segurança do maquinário fabril. Equipamento depois de ser adequado à norma de segurança do maquinário fabril.

A equipe da Fersiltec possui a experiência necessária para implementar soluções para adequação de maquinário e equipamentos nos mais variados segmentos produtivos, garantindo proteção e segurança aos usuários.

 

+Leia Mais: O que exigir de quem vai adequar sua empresa à NR-12?

 

Conscientize os colaboradores para promover a segurança do maquinário fabril

Em muitos casos, acidentes ocorridos em ambiente fabril poderiam facilmente ter sido evitados. Alguns acontecem por falhas de fiscalização do uso correto de equipamentos de segurança, outros por descuido ou mesmo por falta de conscientização por parte dos trabalhadores. 

É preciso estimular a participação e a conscientização de todos os colaboradores para a importância da prevenção de acidentes e o resguardo da saúde, do bem-estar e da integridade física e mental. 

Através de treinamentos, palestras e atividades voltadas para a conscientização, é possível capacitar e mobilizar os trabalhadores sobre os riscos existentes na fábrica

Treinamento realizado pela fersiltec sobre a aplicação da norma de segurança do maquinário fabril.

Dessa forma, toda a equipe ficará ciente do manuseio correto de máquinas e equipamentos ou produtos perigosos, a fim de se proteger dos riscos de acidente de trabalho.

 

+Leia Mais: Tudo Sobre a Implementação da NR 12 na Indústria

 

Segurança e qualidade

Prezar pela segurança do maquinário fabril e dos colaboradores é um dever legal e ético de toda a empresa. Reconhecer que os equipamentos industriais oferecem riscos que não podem ser ignorados é o primeiro passo para atingir esse objetivo. 

Investir na gestão de equipamentos permite detectar defeitos perigosos, como vazamentos e superaquecimento, além de visualizar a forma correta de manusear cada máquina. 

Desse modo, é possível identificar não somente os grandes riscos existentes, mas também entender quais são os treinamentos e os equipamentos de proteção indicados para cada setor da fábrica.

Além de promover a segurança no chão de fábrica, uma boa gestão otimiza a performance das máquinas, dando maior confiabilidade ao desempenho da linha de produção. Um maquinário seguro e confiável impulsiona os indicadores da empresa, levando a uma melhoria da reputação junto aos clientes e parceiros.

A Fersiltec é referência em segurança industrial e qualidade de atendimento. A empresa oferece soluções completas para modernizar e aperfeiçoar a produção industrial, com base em gestão, inovação e resultado para o cliente, garantindo a segurança do maquinário fabril. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo! Nós iremos prontamente te atender! 

Comentários

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.