Blog

Retrofit de máquinas gera mesmo economia? Entenda!

Mais do que uma restauração de construções ou maquinários, o retrofit de máquinas é o termo que define a modernização de instalações para deixá-las mais seguras, mais eficientes e menos problemáticas.  

O retrofit industrial, voltado para máquinas, é uma solução mais econômica para modernizar o negócio sem necessitar investir em novos equipamentos. 

Abaixo listamos 5 motivos para exemplificar as vantagens econômicas de realizar retrofit de máquinas. Acompanhe!

 

1 – Manter máquinas atuais

Novos equipamentos podem demandar novos treinamentos e adaptações locais para seu funcionamento adequado. 

O retrofit de máquinas vem como alternativa para continuar a usar as mesmas máquinas, mas com a vantagem do ganho em produtividade

 

2 – Modernização personalizada

Escolher o retrofit de máquinas no lugar da compra de uma nova pode trazer grandes benefícios financeiros. 

Máquinas com tecnologias completamente novas que poderão não ser utilizadas na sua totalidade só irão retardar o retorno do investimento da compra. 

Em lugar disso, modernizar uma máquina já existente no chão de fábrica com as tecnologias certas e que serão realmente utilizadas faz muito mais sentido e não prejudica a saúde financeira da empresa.

 

 

3 – Aumento de produtividade

Máquinas antigas, por mais que estejam com a manutenção em dia, inevitavelmente terão sua capacidade produtiva reduzida ao longo do tempo, implicando em baixos índices de eficiência e produtividade. 

Nesses casos, o retrofit de máquinas será capaz de restabelecer os níveis de produtividade da máquina mantendo suas características já habituais aos operadores.

 

4 – Investimento de baixo custo (se comparado com máquinas novas)

Independente de ser pequena, média ou grande empresa, a necessidade de investimento é realidade para todas as indústrias que queiram garantir bons resultados financeiros. 

Uma renovação completa de máquinas, substituindo as antigas por novas, pode comprometer seriamente o caixa da empresa por um longo período de tempo. 

Assim, o retrofit de máquinas vem como a solução mais viável para garantir mais economia às finanças da empresa e ainda assim contar com máquinas modernas e eficientes.

 

+Você já leu esses?

 

5 – Diminuição de paradas de máquinas

Muitas máquinas antigas são completamente capazes de atender aos requisitos de qualidade para fabricação de seus produtos. 

Assim, garantir que ela possa ter uma manutenção mais adequada e maior eficiência na entrega são características garantidas com o retrofit para dar prosseguimento à sua produção sem inconformidades.

 

Com esses 5 motivos, fica fácil entender por que utilizar o retrofit de máquinas e garantir mais eficiência com baixo custo de investimento:

A possibilidade de manter o maquinário já presente no chão de fábrica, atualizá-lo com funções modernas que vão trazer mais eficiência ao processo e, principalmente, não necessitar pagar o preço de uma máquina nova são vantagens somente possíveis com o retrofit.

Então, se alguma máquina estiver apresentando paradas constantes para manutenção ou produtividade mais baixa, provavelmente está na hora de investir em retrofit de máquinas para garantir sobrevida a esta máquina e evitar perdas de produção pela sua baixa entrega. 

A Fersiltec oferece serviços de retrofit de máquinas que garantem um investimento com retorno garantido para manter suas máquinas operando eficientemente por mais tempo.

A equipe técnica da Fersiltec conta com profissionais das áreas de automação, robótica, segurança do trabalho, elétrica e  manutenção industrial trabalhando juntas para propor o melhor processo de retrofit de máquinas em qualquer indústria. 

Então, entre em contato conosco e faça o retrofit de suas máquinas com segurança e confiabilidade!

Jean Carlos Ferrari

Diretor de engenharia.

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.