(47) 3399-2206
Fersiltec
  • Empresa
  • Soluções
    • Automação Industrial
    • Eng. de Segurança – NR12
    • Painéis Elétricos
    • Robótica Industrial
    • Manutenção Industrial
  • Blog
  • Materiais Informativos
  • Cases da Indústria
  • Vagas
  • Contato

Blog

Home / Blog / Manutenção Industrial / 7 causas de falhas em motores elétricos

7 causas de falhas em motores elétricos

Tempo de leitura: 4 minutos dez 14, 2017

Praticamente todo o movimento mecânico que é realizado numa planta industrial tem como origem o rotor de um motor. São eles que colocam as linhas de montagem para andar e dão vida aos braços robóticos e máquinas de automação.

Problemas mecânicos e elétricos podem fazer o motor falhar e causar paradas na linha de produção. Nesse sentido, é fundamental conhecer as principais causas de falha e saber como evitá-las.

 

O coração da fábrica

Não há fábrica no mundo que não use extensivamente os motores elétricos. Eles são os responsáveis por colocarem as fábricas em movimento. São eles que impulsionam as correias transportadoras, acionam linhas de montagem e dão movimento às juntas robóticas instaladas ao longo da linha.

Criando um plano de manutenção para pequenas e médias empresas em 5 passos

É fundamental ter um programa de prevenção e manutenção para prevenir falhas.

 

Por ser uma peça tão importante nas indústrias, é fundamental ter um bom programa de prevenção e manutenção com objetivo de prevenir as falhas mais comuns.

Os problemas podem ter origens diversas, a maioria pode ser evitada com um bom programa de manutenção e equipes bem treinadas. Vamos conhecer algumas das falhas mais comuns nos motores elétricos:

 

 

Falha 1 – Overload/Sobrecarga

A sobrecarga acontece quando um motor é exigido além do seu torque nominal. Essa situação faz com que a corrente elétrica de operação seja maior do que o normal, causando sobreaquecimento.

Com o motor trabalhando a uma temperatura mais alta, sua vida útil diminui e dependendo do nível de sobrecarga o dispositivo de proteção do circuito que alimenta o motor será acionado, dando origem a uma parada inesperada na operação daquele motor.

 

Falha 2 – Desalinhamento

falhas em motores elétricos desalinhamento

Falhas em motores elétricos desalinhamento

 

O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. Acontece quando o eixo de acionamento do motor (rotor) ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga.
O desalinhamento resulta na transferência de esforços mecânicos que são prejudiciais ao motor, aumentando o desgaste e a carga mecânica aparente. Outro efeito indesejado é o aumento na vibração tanto na carga como no próprio motor.

 

 

Falha 3 – Transientes de tensão

Transientes de tensão são os sinais de tensão de características transitórias que acontecem sempre que um circuito ou carga é acionado. Esses transientes estão associados a grandes picos de interferência eletromagnética e dependendo de seus valores de pico e frequência podem causar danos aos dispositivos ligados no circuito em que o transiente acontece.

O grande problema para os motores é a quebra/perda do isolamento no enrolamento do motor. Devido ao fato de transientes de tensão possuírem causas diversas e nem sempre serem um fenômeno recorrente, é difícil encontrar a causa.

Sem o isolamento em boas condições o motor fica fora de operação e implica na parada da linha de produção a ele associada.

Falha 4 – Distorção de harmônicas

As harmônicas são as componentes de alta frequência de um sinal elétrico. O sinal da rede elétrica no Brasil é de 60Hz. No entanto, na presença de cargas não lineares, a forma de onda de tensão/corrente pode sofrer distorções que estão associadas à introdução de harmônicas na rede, que são sinais cuja frequência é um múltiplo da frequência nominal da rede.

 

No caso dos motores, a distorção harmônica pode ser entendida como uma fonte adicional de energia que circula pelos enrolamentos, gerando perdas adicionais de energia(que acontece na forma de geração de calor). Além do aumento da temperatura, as distorções também diminuem a eficiência do motor.

Cada harmônico tem um nível diferente aceitável de distorção, que é definido por normas como a IEEE 519-1992. A presença desse tipo de distorção deve ser monitorado e diagnosticado com um analisador de energia.

 

Falha 5 – Corrente Sigma

Correntes Sigma são como são chamadas as correntes parasitas que circulam por um circuito elétrico. São geradas por capacitâncias e indutâncias parasitas associadas aos condutores elétricos. Estas correntes estão associadas à perda de eficiência e diminuição da vida útil.

Sua prevenção passa pela utilização de condutores bem dimensionados e de qualidade, além de evitar soldas ou conexões inadequadas do condutor, o que compromete as características ôhmicas originais do cabo.

 

Você já leu esses?

  • Qual a melhor estratégia de manutenção para a sua empresa?
  • O segredo das Empresas que Inovam em Manutenção Industrial
  • 3 Tipos De Manutenção Industrial – E 3 Práticas Para Ter Sucesso Com Qualquer Um Deles

 

Falha 6 – Fases desbalanceadas

Os motores em operação na indústria são em sua larga maioria do tipo indução com gaiola de esquilo. São motores assíncronos alimentados por circuitos trifásicos. Para a operação correta do motor e geração do campo girante, é importante que as três fases que alimentam o estator estejam balanceadas.

Circuitos desbalanceados pode gerar distorções nas características elétricas do circuito e criar situações de parada. Em geral, também provoca superaquecimento e problemas no isolamento dos enrolamentos do motor.

 

falhas em motores elétricos

 

Falha 7 – Pé suave

Esse problema, origem de falhas em motores elétricos mais comum do que se imagina, diz respeito aos casos em que a fixação dos pés do motor ou seu componente acionado não estão assentados sobre a mesma superfície. Esta condição de funcionamento pode fazer com que, ao se apertar os parafusos de fixação de cada pé, novas tensões mecânicas de desalinhamento sejam introduzidos no conjunto.

O impacto principal do pé suave é o desalinhamento dos eixos do motor e da carga. Para evitar o problema, é necessário afixar tanto o motor como a carga de forma que o assentamento não provoque vibração adicional ou transferência de esforços para o motor.

 

Você já leu esses?

  • Como Convencer o Gestor a Investir em Manutenção Industrial
  • Segurança em sistemas elétricos industriais: 5 pontos importantes
  • ERP na manutenção da fábrica: Utilizar ou não?

 

Como evitar as falhas comuns de motores elétricos?

A resposta simples e direta é: conte com uma equipe qualificada e pronta para atender às suas urgências. Ter um parceiro especializado em manutenção industrial, com experiência e acostumado a lidar com os problemas típicos dos motores elétricos facilita muito a vida da fábrica. E resolve a maioria dos problemas antes que eles causem impacto na produção.

Para ter uma equipe assim ao seu lado, contate um consultor da Fersiltec e conheça como nossa equipe garante o bom funcionamento das fábricas de nossos clientes.

Compartilhe

Categorias
  • Automação Industrial
  • Engenharia de Segurança
  • Madeireiras
  • Manutenção Industrial
  • NR12
  • Robótica
  • Serviços para Indústria
Tópicos recentes
  • KUKA e Fersiltec: novo ingrediente em nossa receita de inovação.

    KUKA e Fersiltec: novo ingrediente em nossa receita de inovação.

    21 de novembro de 2023
  • Otimização de Processos Industriais: 6 passos para alcançar a excelência

    Otimização de Processos Industriais: 6 passos para alcançar a excelência

    11 de agosto de 2023
  • Inteligência Artificial na Automação Industrial

    Inteligência Artificial na Automação Industrial

    30 de maio de 2023

Tags
adequação indústria moveleira adequação NR-12 ai automação industrial cobots cobots e a nr-12 cálculo oee disponibilidade de equipamento eficiência de máquinas engenharia de segurança Ganho de produtividade ia ia automação indicador para indústria industria indústria 4.0 inteligencia artificial inteligência artificial industrial Madeireiras manutenção industrial manutenção preventiva mapeamento de processos industriais melhoria contínua moveleira nota tecnica 31 novas tecnologias nr12 cobots nt31 oee otimização da indústria otimização de processos otimização industrial Overall Equipment Effectiveness processos industriais Redução de desperdícios robótica Robótica colaborativa robôs de paletização robôs kuka segurança cobots segurança do trabalho Tecnologia industrial Tecnologia para indústria tipos de robôs índice de eficiencia de máquinas
 

Não perca nossos posts sobre Automação Industrial

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu e-mail.

Empresa

A Fersiltec oferece soluções completas para a modernização e aperfeiçoamento da produção industrial, embasadas em gestão, inovação e resultado para o cliente.
Leia mais…

Política de privacidade

Soluções
  • Automação Industrial
  • Eng. de Segurança – NR12
  • Painéis Elétricos
  • Robótica Industrial
  • Manutenção Industrial
Contato

Rua Tancredo Neves, 170
Complexo industrial - Galpões 3 e 4
Bairro Fritz Lorenz - Timbó/SC
CEP: 89092-428

(47) 3399-2206

ENTRE EM CONTATO
Social
https://journal.dpkp.ciamiskab.go.id/
© 2015-2025 Fersiltec. Todos os direitos reservados. Marketing digital por: Nexset